quinta-feira, 17 de setembro de 2009

TV Globo + Folha de São Paulo x Redes Sociais

Por Maira Manesco de Oliveira

Até onde vai a sua liberdade de expressão? A dos funcionários da TV Globo e do Jornal Folha de São Paulo não vai mais a lugar nenhum.
Na quinta-feira passada (10/09) a Globo divulgou um comunicado interno restringindo o uso de blogs, Twitter, Facebook e outras redes sociais pelos seus colaboradores. Segundo a coluna Radar Online, os funcionários devem agora pedir permissão [sim permissão, como se a Globo fosse mãe de crianças de 10 anos] a Globo para poder usar essas redes, e se a permissão for dada não poderão publicar nada sobre as atividades da TV, ou seja, o @huckluciano não poderá mais falar sobre o Caldeirão do Huck se a TV Globo não deixar.
 
Não sei para vocês, mas para mim chega a ser ridículo!

Bom, o Jornal Folha de São Paulo tomou medidas mais leves, não proibiu seus funcionários de ter perfis nas redes sociais, apenas pediu para que eles não tomem lado em campanhas partidárias e não publiquem furos do jornal, já que isso é reservado aos assinantes da Folha de São Paulo e do site UOL, mas que “eventualmente blogs podem fazer rápida menção para texto publicado no jornal, com remissão para a versão eletrônica da Folha".

No dia 13 de setembro, Carlos Eduardo Lins da Silva, o ombudsman da Folha levanta uma questão: “como exercer controle sobre o que ele diz de temas que não são os de que trata no jornal sem interferir na sua liberdade de expressão?” Parece que alguém pensou na tal liberdade enquanto o comunicado corria solto gerando bochicho.

Agora vamos analisar isso do ponto de vista de um Relações Públicas, no caso o meu ponto de vista.

É certo vetar alguém de ter um perfil social e falar sobre o que quiser nele? Eu acredito que não, a liberdade de expressão está acima de qualquer coisa. Depois que a Ditadura Militar acabou, ganhamos o direito de falar de tudo em qualquer lugar, inclusive meter a boca no trombone, mas claro que com respeito.

É óbvio que ninguém vai chegar no Twitter e dizer: "A empresa que trabalho é um lixo, meu salário está atrasado há 80 dias."

Até agora não entendi o que a TV Globo e a Folha de São Paulo temem, alegam que estão preocupadas com distorções negativas, mas o que tem de negativo o jornalista falar que cobriu a matéria do Sarney que vai sair no dia xx no jornal? Para mim isso atrai a compra do jonal. E quanto aos apresentadores, já assiti muito dos programas só porque soube pelo Twitter que o artista tal estaria lá.

Sinceramente, eles deveriam fazer que nem o SBT e por a produção dos programas na TwitCam, assim a gente palpita, se sente mais próximo e fica feliz de saber que se preocupam com o público e não só com a imagem.

Fonte:
http://www.comunique-se.com.br/index.asp?p=Conteudo/NewsShow.asp&p2=idnot%3d53489%26Editoria%3d8%26Op2%3d1%26Op3%3d0%26pid%3d238612%26fnt%3dfntnl&rss=on
http://www.adnews.com.br/midia.php?id=93719

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Twitcam, twitpic, twit isso, twit aquilo...

Por Caroline de Oliveira Araújo

É inegável que o twitter surgiu pra revolucionar as mídias sociais, e agora que se popularizou a coisa não parou por aí, começam a surgir novas ferramentas baseadas nessa plataforma, como transmissões online para usuários, albuns, agenda de lembretes, entre outras que eu ainda não conheci. Mas vou contar pra vocês meu mais novo vício.

Por curiosidade resolvi assistir a um broadcast, uma transmissão ao vivo que estava sendo feita pela atriz Caroline Figueiredo, a Domingas do seriado global Malhação, pelo TwitCam, onde a idéia é que você transmita imagens da sua webcam para quem quizer assistir. A princípio achei até meio bobo, pois o msn já nos dava a opção de conversar pela webcam e qualquer um poderia postar seus vídeos no youtube, mas analisando melhor simplesmente me fascinei por esse recurso.
A Twitcam dá a oportunidade de interagir em tempo real com um grande número de usuários, no caso da atriz a intenção dela era promover uma entrevista online, onde as perguntas eram enviadas pelos usuários, já que junto com o vídeos há um pequeno chat para users conversarem com todos que assistem e com quem transmite, ou seja, pela primeira vez você pode do seu quarto em Pernambuco conversar com um famoso que está no Rio Grande do Sul.
A banda Fresno, ou Beeshop pra quem preferir, aproveitou a Twitcam para divulgar seu trabalho, durante a última semana anunciaram em blogs, twitpic (serviço de albuns de imagens online semelhante ao Picasa) que fariam um twishow no dia sete de setembro passado, eu como boa fã e viciada em twitter estava assistindo a transmissão que atingiu quase sete mil espectadores de todo Brasil. Durante as quase duas horas de 'show' a banda cantou suas músicas e fez alguns covers, pedidos por quem assistia e ainda comentava algumas das frases enviadas, e mesmo com o grande número de espectadores a transmissão ocorreu limpa e sem problemas, e a banda teve a oportunidade de se aproximar dos fãs mesmo estando tão distante.
As possibilidades da twitcam surpreendem, e se outros artistas adotarem, depois da disponibilização de albuns inteiros para download pode ser que agora tenhamos shows ao vivo no conforto do nosso sofá e com aquela música escolhida por nós! Bem vindos a era Twitter!