Merchandising Social são inserções (intencionais, sistemáticas e com propósitos educativos) de temas sociais e mensagens educacionais no enredo de telenovelas e minisséries. O Merchandising Social é inserido neste contexto por causa da audiência, tornando o merchandising mais eficiente.
As questões abordadas se mostram como parte integrante das tramas e ficam associadas de forma positiva aos personagens, que acabam se tornando porta-vozes das causas, ajudando a promovê-las.
Os problemas abordados não são questões tangenciais ou circunstânciais, mas sim, leitmotiv¹, exercendo o papel de inserir a realidade na fantasia.
Este tipo de merchandising funciona de duas maneiras: a primeira representada pela iniciativa dos autores das novelas e minisséries, e a segunda formada por parcerias entre emissoras e ONGs, como a PCI (Population Comunication International) que recebe das emissoras as sinopses de todas as novelas e a partir da trama, lista os momentos e as situações que possam discutir os temas.
No processo de criação do Merchandising Social se observam as seguintes etapas:
- Análise da Sinopse: leitura e análise da sinopse da telenovela ou minissérie para conhecer a sua história, as tramas paralelas e os conflitos presentes.
- Estudo do elenco, dos personagens e do diretor: é importante estudar bem o elenco para identificar quais os melhores personagens que poderão transmitir a mensagem social ao público. Os diretores também são importantes, pois são eles que abrem espaço para o Merchandising Social nos enredos das novelas e minisséries, além de falarem em entrevistas e reportagens sobre o tema social abordado.
- Levantamento de oportunidades sócio-educativas: é a identificação das temáticas sócias passíveis de abordagem, levando em conta o público-alvo. Visto isso se elabora os diálogos, as cenas e as situações onde as mensagens poderão ser passadas de forma natural.
- Elaboração de briefings : é quando os redatores de merchandising criam a melhor forma de inserir a mensagem na história, sendo ela através de diálogos dos personagens ou de cartazes e estímulos visuais nos cenários.
- Proposta de Merchandising Social: é a hora em que todos os aspectos do Merchandising Social são cuidadosamente verificados, levantando as necessidades e possíveis mudanças no enfoque ou tom da mensagem.
- Ações de Merchandising Social: é o resultado final, onde as cenas já estão gravadas e prontas para exibição. As ações doMerchandising Social são classificadas da seguinte forma: Conceituais, De menção em texto, Dialógicas, De uso e Estimulo Visual, assim como qualquer outro merchandising em telenovelas.
O mais importante para o Merchandising Social seria os diretores e autores se conscientizarem do seu papel perante a sociedade já que são, através de suas novelas e minisséries, grandes formadores de opinião, podendo levar em seus enredos conteúdos educativos e sociais.
As mensagens de Merchandising Social não provocam reações negativas, mas sim reflexões e críticas por parte dos telespectadores, já que o código de ética dos publicitários e das emissoras são respeitados.
¹ Termo alemão usado para caracterizar um tema associado a um personagem ou assunto, em um contexto cênico, sendo que toda vez que o personagem ou o assunto estiver em evidência, o tema será reapresentado.
Referência Bibliográficas:
O que é merchandising social? Disponível em: http://200.155.18.61/informacao/43e1ea9e_110ff5e5bed_-7fb9.pdf
É legal ver a repercussão que esse trabalho tem, como na última novela da moça era cadeirante fez surgir uma maior consciência pública em relação a este tipo de necessidade.
ResponderExcluirÓtimo artigo Maira!
Richard, é verdade, porque apesar de ser chamado de Merchandising, por trás tem uma mensagem positiva que não vende nada.
ResponderExcluirObrigada pelo elogio!
golden goose outlet
ResponderExcluirgoyard
supreme hoodie
golden goose
golden goose
supreme t shirt
supreme clothing
golden goose
supreme clothing
yeezy
d8f60o0z44 d6w32s6q96 z3l78j9j49 r7q99m8x50 h6z91d9q75 w8q60d5s92
ResponderExcluir