quarta-feira, 3 de junho de 2009

O plano de Comunicação

Por Caroline de Oliveira Araújo

O plano de comunicação é tão fundamental quanto o planejamento estratégico de uma empresa, através dele é possível definir a postura e identidade organizacional, uma vez que todas as ações promovidas tem um fio condutor pensado em sintonia com os objetivos da empresa.

Dentre as bases para a elaboração de um bom plano de comunicação é importente responder a duas perguntas: "Eu conheço o produto que eu vou vender?" e "Qual o meu público-alvo?".

A partir disso começa o trabalho de posicionamento, conhecido através da Missão, Visão, Valores e Metas, tendo estes pontos claros todas as ações desenvolvidas terão a essência da organização evitando disperção e confusão por parte dos stakeholders.

Após, é preciso definir o foco do planejamento para a área interna e externa da organização é só a partir de então que se começa a pensar em quais ferramentas de comunicação iremos utilizar (newsltters, cartazes, redes sociais, etc).

Antes de partir para o operacional é preciso pensar no tempo de obsolescência, qual o período até que aquele plano criado seja modificado para se alinhar as novas necessidades da organização, este deve ser pensado a longo prazo, algo em torno de 3 anos. É preciso também definir datas e etapas para o planejamento, a fim de facilitar a mensuração de resultados durante a aplicação do mesmo.

Só então damos início a um esboço com as ações a serem usadas, pensando nas estratégias de comunicação, em sua periodicidade apartir dos focos decididos atentado a sua conformidade com o posicionamento da empresa (missão, visão...) se sim é chegado o momento de planejar o operacional pensando em custos e possibilidades.

Dentre as ações podemos destacar a importância do investimento em Material Institucional, pois são os canais de apresentação da organização, tendo este material bem elaborado os clientes podem facilmente conhecer a empresa, inserindo positivamente a marca no consciente do público alvo.

Alguns modelos interessantes podem ser conferidos nos links abaixo:
http://www.rn.gov.br/contentproducao/aplicacao/searh_pnage/arquivos/reuniao_ctc_rj/apresentacoes/plano_comunicacao_pnage.pdf
http://www.aberje.com.br/novo/monografias/diogo_plano.pdf


Fontes:
http://www.administradores.com.br/artigos/aiesec_como_pensar_um_plano_de_comunicacao_para_uma_ong/29177/

http://www.brandme.com.br/mix-comunicacao/


Caroline, 19 anos, é formada em WebDesign pela ETEC Ribeirão Pires e estudante do 3º semestre de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente trabalha como WebDesigner em uma pequena empresa do setor gráfico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário