Por Camila de Oliveira Siqueira
Uma estratégia muito utilizada pela área de comunicação são os eventos, esses são essenciais para uma organização que quer uma ligação direta com seus públicos, a primeira empresa usar sua marca em um evento foi o Free Jazz em 1985, depois disso, foi em 2003 que mais organizações começaram a usar dessa estratégia.
Falarei agora sobre os 3 tipos de eventos mais utilizados e seus benefícios:
Eventos com foco na interação com o consumidor: Eventos como Tim Festival, Coca Cola Zone, Nokia Trends, Skol Beats, Skol Rock, Itaipava Festival , que são voltados para os consumidores, geram um grande retorno para a organização, nesses casos citados que tem um público consumidor em sua maioria jovem, garantem as empresas, a oportunidade de fidelizar esse tipo de público que geralmente é muito difícil de ser fidelizado, pois são muito abertos à mudanças de opiniões e novas experiências, também é gerado a oportunidade de conhecer e observar de perto as preferências e retornos do consumidor, pois o mesmo interage diretamente com a organização.
Eventos com foco em interação com a comunidade: Esse tipo de evento que também é muito interessante ser utilizado pelas organizações, são eventos como o “ Portas abertas” ou outros eventos que aproximem a organização e a comunidade, com eles a organização tem a oportunidade de mostrar para a comunidade sua marca, história e trabalho, assim como suas ações positivas que trazem benefícios a ela, nesse tipo de evento a organização também tem a oportunidade de analisar quais são as expectativas que a comunidade tem em relação a organização, podendo assim melhorar continuamente seu trabalho de integração com esse público.
Eventos com foco na interação com o público interno: Esse tipo de evento é feito na maioria das vezes em datas comemorativas sendo elas da organização ou não, com ele a organização pode interagir mais com os funcionários, acionistas e etc, geralmente em um âmbito mais descontraído, mostrando assim para os públicos internos que a organização não tem somente interesse no trabalho prestado pelo funcionário e sim no seu bem estar como um todo.
Como podemos observar que os eventos trazem muitos benefícios para a organização que sabe utilizar bem esse método, para garantir que esse tipo de estratégia seja bem utilizada é uma boa solução colocar a responsabilidade dela nas mãos de um Relações Públicas, pois a maior atribuição a “nós”, profissionais dessa área, é a capacidade de planejamento, ponto esse que é fundamental para o bom desenvolvimento de um evento.
Eventos com foco na interação com o consumidor: Eventos como Tim Festival, Coca Cola Zone, Nokia Trends, Skol Beats, Skol Rock, Itaipava Festival , que são voltados para os consumidores, geram um grande retorno para a organização, nesses casos citados que tem um público consumidor em sua maioria jovem, garantem as empresas, a oportunidade de fidelizar esse tipo de público que geralmente é muito difícil de ser fidelizado, pois são muito abertos à mudanças de opiniões e novas experiências, também é gerado a oportunidade de conhecer e observar de perto as preferências e retornos do consumidor, pois o mesmo interage diretamente com a organização.
Eventos com foco em interação com a comunidade: Esse tipo de evento que também é muito interessante ser utilizado pelas organizações, são eventos como o “ Portas abertas” ou outros eventos que aproximem a organização e a comunidade, com eles a organização tem a oportunidade de mostrar para a comunidade sua marca, história e trabalho, assim como suas ações positivas que trazem benefícios a ela, nesse tipo de evento a organização também tem a oportunidade de analisar quais são as expectativas que a comunidade tem em relação a organização, podendo assim melhorar continuamente seu trabalho de integração com esse público.
Eventos com foco na interação com o público interno: Esse tipo de evento é feito na maioria das vezes em datas comemorativas sendo elas da organização ou não, com ele a organização pode interagir mais com os funcionários, acionistas e etc, geralmente em um âmbito mais descontraído, mostrando assim para os públicos internos que a organização não tem somente interesse no trabalho prestado pelo funcionário e sim no seu bem estar como um todo.
Como podemos observar que os eventos trazem muitos benefícios para a organização que sabe utilizar bem esse método, para garantir que esse tipo de estratégia seja bem utilizada é uma boa solução colocar a responsabilidade dela nas mãos de um Relações Públicas, pois a maior atribuição a “nós”, profissionais dessa área, é a capacidade de planejamento, ponto esse que é fundamental para o bom desenvolvimento de um evento.
Camila, 19 anos, é estudante do 3º semestre de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo.
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