domingo, 21 de março de 2010

Cobertura: A Bordo da Web 2.0 Corporativa


Por Caroline de Oliveira Araújo
No último dia 18, aconteceu o evento organizado pela equipe do blog A Bordo da Comunicação que teve como objetivo reunir comunicadores a fim de discutir o uso e o impacto das redes socias para as empresas.
No auditório da FECAP reuniram-se cerca de 120 profissionais e estudantes de comunicação para assistir as palestras, quem iniciou a discussão da tarde foi Gil Giardelli (Co-fundador da Agência Gaia Creative, Justmail do Board da Amanaie e Startupi e coordenador de cursos na ESPM de Ações Inovadoras em Comunicação Digital e Startups) com o tema "O que significa inovação digital". O palestrante abordou de forma simples e ao mesmo tempo estimulante o surgimento das redes sociais nos tempos medievais, destacando seu uso por personalidades como Copérnico, Galileu e Da Vince, e sua evolução até os dias atuais. Gil também destacou as relações pessoais nas redes brasileiras, que tem as comunidades online como preferência para 15% da população contra apenas 6% dos EUA, e a importância dos conteúdos que são publicados, cada pessoa é o que compartilha e compartilhar é a palavra de ordem da web 2.0. Seguindo em um clima inspirador discutiu novas e pouco conhecidas redes socias e como tanta tecnologia tem sido um recurso para reaproximar pessoas de acordo com seus interesses e reforçar a interdependência. O conteúdo da apresentação pode ser visto aqui.
O segundo tema foi "Blogs Corporativos e Mídias Sociais" com Carol Terra (Pesquisadora na temática das Novas Tecnologias de Comunicação e Coordenadora de Comunicação Corporativa do site de e-commerce Mercado Livre), trazendo vários casos recentes divulgados no YouTube, como o caso "Garota da Uniban", um vídeo com ares de denúncia  contra o Banco Itaú, e discutindo como tais ações podem afetar marcas e empresas. Durante a apresentação foram abordados pontos como a colaboração dos blogs para a estrátégia da organização, destaque publicitário, espaço para as Relações Públicas e influência junto aos leitores, e as vantagens de se ter um blog por conta da sua interatividade e velocidade de contato junto aos públicos. Em sua palestra abordou também alguns pontos que devem ser estudandos na implantação e medição de resultados que podem ser lidos aqui.
O terceiro palestrante foi Mauro Segura (Gerente de Comunicação e Marketing da IBM Brasil), que discursou com o tema "Comunicação Colaborativa" trazendo casos da empresa na qual trabalha e exemplos de como as redes sociais tem agregado na comunicação com os funcionários. Mauro comentou sobre a resistência da alta administração quanto a liberação do uso de redes sociais pelos colaboradores da organização, e que o choque de gerações era responsável pela rejeição dessas novas mídias, e que os conteúdos publicados não podem ser controlados, porém por serem recursos eficientes para a organização devem ser trabalhados com diretrizes específicas. Mais artigos do comunicador podem ser lidos no blog A Quinta Onda.
A úiltima a falar foi Lígia Dutra (Administradora, Gestora do e-commerce da NKStore, professora da ESPM no curso Passo a Passo da Inovação no Comércio Eletrônico e idealizadora do bate-papo sobre e-commerce) que abordou o tema "E-commerce e Redes Sociais", começando pela definição de comércio virtual que não se trata somente da venda pela internet, e sim de todos os processos que envolvem  decisão de compra, como a captação do cliente, apresentação de produtos e o pós venda. 'As redes socias tem sido fundamentais para seduzir o consumidor de formas criativas' citando o caso de virais e seu projeto pessoal ByMK que se assemelha a uma grande vitrine com diversos modelos de roupas que podem ser editados e comentados por milhares de usuárias. Para Lígia, o comércio online deve ser abordado de fomas interativas, pois ninguém passa 20 minutos no site de uma loja olhando produtos, mas se diverte criando looks que serão apresentados para outras usuárias, e é essa interação que deve ser trabalhada para o comércio. E essa discussão continua no Bate-papo sobre e-commerce.
Ao final das palestras foi aberto espaço para perguntas aos componentes da mesa, questões interessantes foram levantadas como novas regras de direitos autorais e perspectivas futuras da comunicação 2.0. Para encerrar foram sorteados alguns livros pela organização do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário