sexta-feira, 7 de agosto de 2009

7º Comitê Aberje de Sustentabilidade

Por Caroline de Oliveira Araújo

Atualmente sustentabilidade é assunto de pauta de diversas empresas, uma vez que têm grande impacto no meio ambiente. Pensando em formas de abordar o tema, apresentar práticas adotadas e discutir o futuro, a ABERJE realizou no último dia 04 o 7º Comitê de sustentabilidade.

O encontro foi realizado no prédio da Reserva Cultural e trouxe Alexandre Alfredo, responsável pelas Relações Internacionais da GE na América Latina e Sérgio Amoroso, presidente do Grupo Orsa.

Paulo Nassar, diretor geral da ABERJE, fez uma introdução falando sobre a importância de se preocupar com o posicionamento de estratégias pensando no desenvolvimento da sociedade, citou também que cada vez mais as reuniões sobre temas abrangentes não deveriam ser feitas em mesas quadradas "onde só um paga a conta" é preciso reflexão e discussão para encontrar soluções novas e inteligentes para o mundo corporativo.

Alexandre, da GE, começou sua exposição com um breve relato sobre a empresa e ressaltando o novo posicionamento, de que atualmente mais do que 'vender geladeiras' a GE quer ser conhecida como fornecedora de soluções tecnológicas. Se voltando para o lado sustentável, Alexandre mostra os pilares da organização, baseados no "glocal" - referente ao conceito pensar globalmente agir localmente - inovação e ampliação da marca, ele traça também uma paralelo entre a "economia de ontem" focada somente em resultados com a "economia do amanhã" que busca a sustentabilidade ambiental, social e econômica. O palestrante apresentou a GE Foundation e ECOMagination, ações para sustentabilidade social e ambiental respectivamente.

Em seguida Sérgio iniciou sua apresentação, demonstrando total envolvimento com as questões de sustentabilidade, pois além de presidente do Grupo Orsa, ele também é presidende do GRAAC - Grupo de Apoio ao Adolescente e a Criança com Câncer - e membro fundador da WWF Brasil - Organização Global de Conservação da Natureza - entre outras organizações ligadas ao desenvolvimento social. Apresentou as empresas que fazem parte do Grupo Orsa e compartilhou algumas experiências na administração de projetos, relacionando com a vida de todos nós, colocando o medo como barreira para a inovação, para a implantação de novos projetos. Confira a baixo um vídeo feito pela equipe da ABERJE no evento com os presentes.


Um comentário:

  1. Carol, você e a Maira tem o dom de anotar e prestar muita atenção. Parabéns pelo post, foi realmente tudo o que aprendemos neste evento.

    A ECOMagination é um projeto de sustentabilidade muito importante, é conduzido por uma empresa de boa qualidade e que não tem medo de falar que seus projetos sustentáveis são visando o lucro - como disse o Alexandre Alfredo - "mudar o mundo não é o nosso propósito, nem conseguiriamos, porém ajudá-lo a se suster nos trás benefícios".

    Enquanto ao Sérgio, não senti firmeza na palestra dele, porém sobre o GRAAC adorei e agora tenho uma outra concepção da instituição.

    Abraços,
    Belle
    (A Bordo)

    ResponderExcluir