terça-feira, 11 de agosto de 2009

Twitter: Um guia prático para pessoas e organizações

Por Caroline de Oliveira Araújo

O Twitter vem ganhando cada vez mais destaque dentro das mídias sociais e o grande número de empresas que utilizam a ferramenta para interagir com seus públicos vem demonstrando a eficiência e vantagens da agilidade na transmissão de informações. Como toda ferramenta tem seu manual, Juliano Spyer criou o manual do twitter, um e-book dividido em quatro capítulos, onde apresenta tudo o que você precisa saber sobre a ferramenta, dicas e usos para organizações, perspectivas futuras e ainda traz algumas curiosidades recentes. No final ainda tras uma lista coms os twitteiros mais interessantes. Os mais antenados podem passar batido pelo primeiro capítulo, eu recomendo a leitura da explicação sobre o que é o twitter por ser bem simples e os demas capítulos. É interessante o que o autor apresenta sobre a organizações e jornalismo. O e-book conta com a colaboração de Marcelo Tas no prefácio. Com um total de 110 páginas, que mais parecem slides recheados com boas informação é uma leitura muito agradável.

Tudo que você precisa saber sobre o Twitter (você já aprendeu numa mesa de bar) - Um guia prático para pessoas e organizações. Por Juliano Spyer (@jasper)




Um outro documento que também aborda a ferramenta e seu uso para empresas pode ser conferida neste link.

3 comentários:

  1. Ai gostei deste manual...
    Quando você pensa que sabe mexer em uma coisa, vê se tem mais o que descobrir...

    Não sei pq, mas lembrei da vaga que estágio que recebemos hoje sobre rede de relacionamento - "Não achar que trabalhar com monitoramento é ficar no twitter e orkut o dia todo!".

    Á area é muito interessante, gostaria de trabalhar com isso, quem sabe mais para frente.

    Abraços,
    Belle
    (A Bordo)

    ResponderExcluir
  2. muito grande, pincei da pagina 29, item '10. PARA QUEM QUER FICAR FAMOSO. O caminho dificil para uma pessoa comum conquistar muitos seguidores no twitter é sendo útil aos outros. voces pode se empenhar para ter um perfil sempre atualizado, indicando do seu blog ou sitee criar rotina consistente de compartilhar links relevantes, sendo atencioso com quem pede informaçoes e participar de conversas sobre os temas de seu interesse. Aqueles que tem pressa podem tirar proveito de atalhos explorando brechas na maneira como o twitter funciona hoje, a forma mais conhecida é seguir indiscriminadamente pessoa, ir de perfil a perfil e adicionar todo mundo, apostando que uma parte delas seguira voce reciprocamente.'

    vou seguir isso, da maneira honesta hahaha

    abraços, mateus

    ResponderExcluir
  3. Bem legal o e-book e acho que veio em um momento certo... o momento em que já se fala da orkutização do twitter... onde pessoas pensam que é um bate papo e não a prestação de serviços e trocas de experiências cujo qual ele nos é proposto !

    Abraços
    Fabio Procópio
    http://fabioprocopio.wordpress.com

    ResponderExcluir