quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Twitcam, twitpic, twit isso, twit aquilo...

Por Caroline de Oliveira Araújo

É inegável que o twitter surgiu pra revolucionar as mídias sociais, e agora que se popularizou a coisa não parou por aí, começam a surgir novas ferramentas baseadas nessa plataforma, como transmissões online para usuários, albuns, agenda de lembretes, entre outras que eu ainda não conheci. Mas vou contar pra vocês meu mais novo vício.

Por curiosidade resolvi assistir a um broadcast, uma transmissão ao vivo que estava sendo feita pela atriz Caroline Figueiredo, a Domingas do seriado global Malhação, pelo TwitCam, onde a idéia é que você transmita imagens da sua webcam para quem quizer assistir. A princípio achei até meio bobo, pois o msn já nos dava a opção de conversar pela webcam e qualquer um poderia postar seus vídeos no youtube, mas analisando melhor simplesmente me fascinei por esse recurso.
A Twitcam dá a oportunidade de interagir em tempo real com um grande número de usuários, no caso da atriz a intenção dela era promover uma entrevista online, onde as perguntas eram enviadas pelos usuários, já que junto com o vídeos há um pequeno chat para users conversarem com todos que assistem e com quem transmite, ou seja, pela primeira vez você pode do seu quarto em Pernambuco conversar com um famoso que está no Rio Grande do Sul.
A banda Fresno, ou Beeshop pra quem preferir, aproveitou a Twitcam para divulgar seu trabalho, durante a última semana anunciaram em blogs, twitpic (serviço de albuns de imagens online semelhante ao Picasa) que fariam um twishow no dia sete de setembro passado, eu como boa fã e viciada em twitter estava assistindo a transmissão que atingiu quase sete mil espectadores de todo Brasil. Durante as quase duas horas de 'show' a banda cantou suas músicas e fez alguns covers, pedidos por quem assistia e ainda comentava algumas das frases enviadas, e mesmo com o grande número de espectadores a transmissão ocorreu limpa e sem problemas, e a banda teve a oportunidade de se aproximar dos fãs mesmo estando tão distante.
As possibilidades da twitcam surpreendem, e se outros artistas adotarem, depois da disponibilização de albuns inteiros para download pode ser que agora tenhamos shows ao vivo no conforto do nosso sofá e com aquela música escolhida por nós! Bem vindos a era Twitter!

3 comentários:

  1. O twitter me impressiona.
    Eu resolvi fazer um post sobre o twitter devido a quantidade de twetts que eu vi sobre o Lucas Fresno no twitcam. Impressionante a interatividade da galera, tenho certeza que ele conseguiu divulgar bastante o trabalho dele e deixar um gostinho de "quero mais" nas fãs.

    Abraços,
    Belle
    (A Bordo)

    ResponderExcluir
  2. Bah, Fresno é benchmark de uso de mídias socias para promover o trabalho. Eles nasceram da internet e permanecem firmes aos primórdios. Os caras sabem gerar buzz. Sobre o som não discuto. Mas o twitcam é mais uma ferramenta para nós.

    Mateus

    ResponderExcluir