quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Relações Públicas volte a brilhar!


Por Maira Manesco de Oliveira
 
A postagem de hoje não tem muito haver com o foco do blog, é mais um desabafo, uma revolta, uma CAMPANHA!

Ano passado ingressei no curso de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo. Na primeira semana, tudo novo, tudo legal, tudo era trote e palestras de inserção. Na segunda semana, fomos para as efetivas aulas e salas, aí tudo mudou -drasticamente- o que tinha sido prometido pela Universidade não estava sendo cumprido, 120 alunos por sala ao invés de 80, isso gerava desconforto, já que ninguém ficava quieto e era impossível aprender algo nas aulas. Recebemos a proposta de separar a sala, o que não foi muito longe, a maioria estava mais disposta em conversar, fazer ‘networking’ e beber, sabe como é a liberdade dos 18 anos, né?!

Chegou o II semestre, aí começaram as decepções... fiquei sabendo que uma das nossas melhores professoras tinha abandonado o magistério por nossa causa e que o curso de Relações Públicas da Metodistas, segundo o Guia do Estudante tinha caído de 5 para 4 estrelas. Bom, tudo bem, ainda tínhamos 04 estrelinhas brilhando.
 
No III semestre, já em 2009, mais uma professora abandona a Metodista -pelo menos dessa vez a culpa não foi nossa-, juro que ela era A melhor dando aulas de Pesquisa. Sobre o semestre vale ressaltar que graças a lotação das salas tínhamos aulas em auditórios.

Agora, cá estou no IV semestre... o que mudou de lá para cá? NADA! Neca de pitibiriba. Pois é, a sala continua lotada (não tanto quanto antes, agora só tem 96 alunos), os professores ainda nos detestam, ah! uma coisa mudou, agora só temos 3 estrelas. Não deixei isso por menos, fiz campanha no Twitter, vai que alguém via e me apoiava, né?! O FALAÇÃO apoiou:


Mas, o que eu queria mesmo era entender quais os critérios que o Guia do Estudante usa para dar e tirar nossas amadas estrelinhas. E também queria muito entender por que a Metodista usa essas estrelas como Marketing se nem todos os cursos são estrelados e os que são nem todos tem 5 estrelas. Além do mais, se é para usar a avaliação do Guia do Estudante como convite à novos alunos, que tal querer saber o motivo de perder estrelas e o critério usado para receber as estrelas?!

   Segue meu depoimento para o jornal na íntegra:

Bom, a Campanha: Eu quero minhas estrelas de volta! #RP5estrelasnow!, surgiu logo depois de eu receber um email da Metodista se glorificando por ter 62 estrelas, e eu feliz fui lá ver quantas estrelas meu curso estava. E aí a decepção... Entrei na Metodista com o curso de Relações Públicas tendo 5 estrelas e a promessa de ser o melhor, o 1º ano passou, perdi uma estrela e 2 ótimas professoras (Jocélia Mainardi e Márcia Tondato), o 2º ano mal acabou e já perdemos 2 estrelas e um professor renomado (Fábio França), e aí? Ano que vem vou perder outra estrela, outros professores e vou me formar numa Universidade que nem se importa com isso porque já tem outras 59 estrelas? Não! Eu quero minhas estrelas de volta, quero mais professores renomados e quero acreditar que o curso de Relações Públicas da Metodista é um dos melhores do Brasil!

18 comentários:

  1. Mah, você sabe que eu vou te apoiar sempre, escrevi para o falação, peguei sua entrevista, agora vou fazer mais, se você autorizar eu publico o seu post no blog do Falação, pode ser?

    Parabéns pela sua iniciativa. Estrela não é tudo no curso, sabemos o potencial da universidade, não podemos perder o que a Metodista mais valoriza que são estas 'benditas' estrelas.

    Abraços,
    Belle

    ResponderExcluir
  2. Belle, pode divulgar para o mundo todo, se virar pauta na Globo melhor ainda. haha!

    Vamos lutar pela Metodista já que ela cruzou os braços e disse tudo bem.

    Abs.
    Maira

    ResponderExcluir
  3. Oi The Who!!
    Parabéns! Adorei o post e concordo plenamente: QUERO MINHAS ESTRELAS AGORA!!!

    Só uma coisa vc esqueceu de mencionar, Má: a MENSALIDADE.
    As estrelas caem, os professores vão embora, temos uma super lotação nas classes, nunca tem laboratório livre pra gente, mas a mensalidade continua a aumentar a cada ano.

    Acho que a Metodista só se preocupa com isso.

    ISSO É UMA VERGONHA!!! VAMOS RECLAMAR SIM!!!

    Bjs Kelly Fusteros
    (equipe do A Bordo)

    ResponderExcluir
  4. Independente das estrelas de um curso, o aluno faz a ocasião e a profissão. Portanto,não desanimem: cobrem mesmo melhorias, mas não desistam! Sucesso! Abraços, Carol Terra (http://rpalavreando.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  5. É Kelly realmente, esqueci de mencionar o valor autissímo da mensalidade! Faremos mais um post sobre o assunto, com vídeo da campanha e tudo mais, e colocaremos!

    Carol, obrigada pelo incentivo! ás vezes nos sentimos remando contra a maré, os alunos querendo melhorar e a universidade nem aí.

    Abs.
    Maira

    ResponderExcluir
  6. Concordo com a Carol, o aluno é muito responsável por sua formação, mas é preciso cobrar um bom serviço pela universidade. E o que a Metodista falou sobre a campanha, se pronunciou?

    MATEUS

    ResponderExcluir
  7. É isso aí! #RP5EstelasNow.
    A irritação por parte dos professores com a nossa sala é mais um motivo para dar força a campanha, como bons RP's vamos trabalhar para o reconhecimento positivo interno e externo, esse que vem simbolizado pelas estelas, mesmo que pra isso tenhamos alguns obstáculos.
    Graças aos blogs e ao twitter estamos conseguindo dar maior visibilidade a campanha pela qualidade do curso, preocupação que não é de hoje, então vamos continuar fazendo barulho pelo que acreditamos ser fundamental para nosso desenvolvimento.
    Nós da The Who cá estamos para para mostrar nosso potencial para sermos profissionais 5 estrelas e exigimos um ensino que seja reconhecido da mesma forma.

    Carol Araújo

    ResponderExcluir
  8. Mateus, eles dizem que não sabem o que aconteceu, mas no fundo nem ligam porque já possuem as outras estrelas, para eles tanto faz...
    O problema é que essas estrelas representam simbólicamente que o curso está realmente decaindo e não somos só nós alunos que percebemos, mas também o 'mundo externo'.

    Abs.
    Maira

    ResponderExcluir
  9. Maira, estou chocada! E o coordenador do curso? Este sim deve se importar, não é possível! É triste saber que um curso de RP está assim, faltam RPs da universidade então, só deve ter pp para divulgar as estrelinhas!
    Desejo que tudo melhore! E logo, pois o tempo não volta e o aprendizado com a qualidade que deveriam ter vai ter que ser recuperado em algum momento!
    Beijos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  10. Cris, a coordenadora também está bastante chateada, mas não pode fazer nada, pois nesse ano juntaram todos os cursos de comunicação (sete) em uma única faculdade, o que antes era Faculdade de Jornalismo e Relações Públicas virou Faculdade de Comunicação, e nessa leva, foi se embora nossa agência júnior.
    Este ano aqui na Metodista a qualidade do curso caiu bastante.
    Estamos fazendo o que está nas nossas mãos.
    Obrigada, sucesso para você!

    Abs.
    Maira

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    publicamos seu depoimento na íntegra em nosso blog
    http://cajormetodista.blogspot.com

    Comente!

    CAJOR - C.A. Jornalismo - Metodista

    ResponderExcluir
  12. Cá estou eu dando meu pitaco... estou no 5º semestre e de boa... 3, 4 ou 5 estrelas pra mim pouco importa...
    A Metô sempre usou isso como marketing e se antes MAF enchia a boca para falar que era 5 estrelas quando foi questionada sobre o rendimento de uma sala com 90 alunos... ela teve o primeiro engasgo duas semanas depois quando saiu que a Metô tava com 4.
    A queda para 3 só prova que é IMPOSSÍVEL ter um bom aproveitamento em uma sala cheia!

    Apoio o movimento para ver se a faculdade se toca e faz alguma coisa primando a qualidade do ensino e não a mensalidade de 100 alunos em uma sala só

    ResponderExcluir
  13. Maíra, você pode entrar em contato com a Salseiro? Vou fazer a matéria sobre esse movimento e gostaria de fazer uma entrevista com você.
    Por favor entre em contato comigo através do e-mail vinicius@salseiro.com.br

    Obrigado

    Vinícius Ruiz

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pela iniciativa Mah.
    Ta dando várias entrevistas hein!

    Que orgulho!
    Beijos, força e boa sorte

    ResponderExcluir
  15. Olás!

    Sinto um distúrbio na Força. A situação, para ser melhor compreendida, pode ser ser analisada e questionada sob três óticas, com os seguintes questionamentos centrais:

    1. Essas estrelas servem para alguma coisa? Não seria melhor pensar no conteúdo do curso, ao invés do mérito que ele recebe?

    2. Qual a metodologia para "estrelar" uma IES?

    3. Qual o posicionamento da Metodista perante o caso?


    Saudações

    ResponderExcluir
  16. Estel, respondendo :)

    1. Então, na Metodista servem para eles atrairem alunos, mas o problema é maior que a perda das estrelas, na verdade o curso está de pernas bambas mesmo, perdemos vários professores renomados, a agência experimental...

    2. É isso que a gente foi atrás e ninguém conseguiu explicar, o Guia do Estudante não responde e a Metodista não sabe!

    3. A Metodista não fala com a gente sobre isso, mas milagrosamente depois de tanto reclamarmos, ela recebeu o prêmio como melhor faculdade privada de comunicação.

    Abs.

    ResponderExcluir
  17. Uhm...

    Metodista #fail usando estrelinhas, háháhá! A (ex?)vanguarda da comunicação usando do MKT em sua pior forma, tsc tsc tsc.

    Eu curso Belas Artes, que nem estrela ainda tem. Mas o curso é bom, tem professores gabaritados, uns profissionais bem colocados no mercado (uma colega recém formada é da equipe de RP da Unilever!).

    A formação humanística e artística do Belas permeia o curso, e isso que me importa, independentemente de quantas estrelas queiram dar.

    Não só Metô, mas Guia do Estudante #fail! Alguém fala pra editora o significado de transparência, por favor.

    "ela [Metodista] recebeu o prêmio como melhor faculdade privada de comunicação." Uhm, que esquisito, hein??? o.O

    Distúrbio na Força percebemos nós.

    ResponderExcluir
  18. rolou a entrevista com a salseiro?

    ResponderExcluir