sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

O meu cliente é uma padaria (de luxo)!

Por Maira Manesco de Oliveira

No IV semestre do curso de Relações Públicas da Metodista temos que realizar um Projeto Integrado com uma empresa-cliente real. O Projeto consiste em criar um Programa de Relações Públicas com no mínimo 4 ações voltadas para o público de interesse da organização.

Nós, da The Who Company, realizamos o projeto com uma Panificadora de Luxo na cidade de Santo André, que conta com 130 funcionários aproximadamente e três sócios, dois majoritários e um minoritário.

Durante o semestre fizemos cerca de três visitas por mês para conversar com o responsável pela panificadora, tirar fotos, conhecer a produção e fazer pesquisa.

Logo nas primeiras visitas identificamos que havia certa falha na comunicação interna da panificadora, onde os donos não conheciam seus funcionários, e os funcionários, do ponto de vista do dono, não se sentiam a vontade para dar opiniões. Com base nessa percepção chegamos a conclusão que o público de interesse da panificadora era o seu público interno.

O próximo passo foi aplicar uma pesquisa com metade dos funcionários para saber o que eles sentiam realmente. O resultado da pesquisa acabou nos surpreendendo, pois diferente do pensamento dos donos, os colaboradores sentiam orgulho de trabalhar na panificadora e se sentiam a vontade para conversar com seus gestores, além de gostarem do ambiente de trabalho.

Sendo assim, a pesquisa confirmou que existe falta/falha na comunicação interna, visto isso nossas 4 ações tiveram o objetivo de integrar sócios e colaboradores.
As ações foram:
• Palestras e workshops bimestrais com temas não ligados a organização, com a intenção de conscientizar os funcionários e fazer com que eles se sintam importantes para a organização.
• Reuniões de 45 em 45 dias para a discussão de melhorias, onde o objetivo é integrar os colaboradores e gestores, melhorando o feedback.
• Evento externo para confraternização de final de ano, com o intuito de integrar todos os colaborados e incentivar união da equipe.
• Espaço de lazer onde terá a comemoração de aniversários, um jornal mural e uma biblioteca, incentivando o bem estar e a união da equipe.

Por fim, para sabermos se teve ou não resultado estas ações, a avaliação será feita através de uma pesquisa qualitativa respondida pelos funcionários e a participação nas palestras e reuniões.

Ao final do Projeto Integrado, percebemos que todas as organizações precisam de um Relações Públicas, até mesmo as menos prováveis como é o caso de uma padaria (de luxo).

4 comentários:

  1. As conclusões tiradas da pesquisa pode não refletir o ambiente de trabalho. Pois mesmo que sejam anônimas, sempre há um certo temor de 'falar coisas ruins e ser demitido'. Perceberam algo deste tipo?

    MATEUS

    ResponderExcluir
  2. Mateus, percebemos sim, pois alguns funcionários sentiram certo medo ou insegurança e acabaram não respondendo a pesquisa. Enquanto outros responderam de forma duvidosa, porém foi nitído também que a maioria foi sincera nas respostas. Por isso continuamos com o Programa de RP voltado para o público interno, pois era cada vez mais clara a falta de comunicação e conhecimento entre colaboradores e alta administração.

    Abs.
    Maira

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog... Conheci por indicação do Blog da Comunicação da qual faço parte... Sou ex aluno da Metô tb.. Me formei em RP em 2005 e sei bem o que vocês estão passando....Parabéns pela iniciativa e quando puderem visitem o meu blog.. http://mitigacao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Marcello, obrigada pelo carinho :)
    Realmente essa profissão que escolhemos tem desafios demais. rs

    Abs.
    Maira

    ResponderExcluir