segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Parabéns São Paulo pelos 456 anos!

Por Caroline de Oliveira Araújo

José Anchieta e Manoel da Nóbrega escolheram São Paulo para fundar as primeiras escolas jesuítas. O povoado foi se desenvolvendo, embora por estar longe do litoral e não ter capacidade para cultivo de produtos para exportação, a vila era tomada como insignificante limitada ao centro velho, composto de conventos, bancos e serviços onde hoje ficam as ruas Direita, XV de Novembro e São Bento.

No início do século XIX, com a independência do Brasil, São Paulo firmou-se como capital da província  e sede de uma Academia de Direito, convertendo-se em importante núcleo de atividades intelectuais e políticas. Com a expansão da atividade cafeeira, a ferrovia SP Railway e construção do Viaduto do Chá e Avenida Paulista, a cidade caminhava a passos largos para se tornar a grande metrópole que conhecemos hoje.

E se existe uma cidade que ilustra o mundo globalizado dos anos 2000 é São Paulo, com todas as suas tribos e enorme fluxo de informações, a cidade que nunca dorme é também uma mina das oportunidades para nós comunicadores, que buscamos vários meios para interagir com seus 10.886.518 habitantes. E é claro que o MakeCom não poderia deixar de fazer a sua homenagem a esta cidade que também é nossa casa.

Parabéns São Paulo!



Fontes:
Mulher de  Classe - História de São Paulo
Cidade de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário