sábado, 22 de janeiro de 2011

Novela e Relações Públicas?


Eu não sou noveleira, juro. Mas, devo confessar que adoro a novela das sete de uma popular emissora de TV. Um remake muito bem feito. Acompanho diariamente e quando não posso assistir pela TV, corro para ver na Internet.

Mas, o que uma novela tem a ver com Comunicação ou Relações Públicas?
Afinal o MakeCom é um espaço para discussão, com esse propósito: falar de comunicação.

Simples: quem acompanha a novela, sabe que a trama principal é a rivalidade entre dois famosos estilitas. E a imprensa faz uma importantíssima participação na trama.

No folhetim tem duas revistas: uma de moda e uma de fofoca, que vivem atrás dos vários escândalos que os dois estão sempre envolvidos.  Problemas pessoais, vexames em desfiles, gafes, boatos. Tudo isso serve de banquete para duas revistas. Além disso, a novela tem uma personagem interessante, a filha de um dos estilistas, que se passa por uma blogueira misteriosa que sempre tem comentários pertinentes, críticas muito bem colocadas e por isso se tornou uma importante formadora de opinião no mundo da moda. Ela também utiliza os dois como fonte para as discussões em seu blog.

Quando uma reportagem, matéria, nota é publicada a primeira providência a tomar é um vexame pior do que os que iniciaram as manchetes. É vexame para justificar vexame.

O que falta para esses dois? Assessores de Imprensa, Relações Públicas, Media Training, profissionais que orientem os dois personagens o quanto problemas de imagem podem prejudicar uma empresa, no caso deles, os negócios de cada um.

Não acho que seja um pecado a novela não ter esse tipo de profissional, pois são os micos vividos pelos personagens que fazem da novela um sucesso. Mas, como amante da profissão que escolhi,  tento tirar algumas lições da novela.
  • A importância de ter um bom  relacionamento com a imprensa. Eu sei que falar isso é chover no molhado, mas na prática isso faz toda a diferença. É incrível como a revista fala bem de um dos estilistas e joga pedras no outro. Nem preciso dizer, qual dos dois reage pior ao assédio da imprensa, certo?
  • O risco de ter uma imagem abalada. Os prejuízos que podem ser causados. Um dos protagonistas teve problemas tão graves de imagem, que precisou vender sua marca, pois as clientes não queriam mais usar suas roupas. 
  • A falta que um profissional de comunicação faz. Não existe planejamento nenhum. A mulher de um deles (esse mesmo, o que tem problemas com a imprensa, teve que vender a marca, novamente ele...) até tenta agir de forma estratégica, parece que vive em guerra, mas não tem boas intenções e por não ter preparo nenhum todos os seus tiros saem pela culatra.
E preciso adiantar que vai entrar uma personagem na trama com a função de Assessora de Imprensa, mas ela vai trabalhar na editora das duas revistas e não para os personagens.

Volto a dizer não sou noveleira, tenho outras formas de me entreter. Mas, já que me rendi aos encantos de uma novela procurei tirar algo útil dela. 

Um comentário:

  1. Parabéns pelo post Joyce muito bom ! É verdade mesmo acompanho a novela também e percebo muitas coisas que tem ligação com comunicação. E não é só a novela das 19 que fala de assuntos de comunicação as outras duas principais novelas da emissora também está mostranto a rotina de agências de marketing e comunicação o que nos mostra a grande importância do assunto nos dias atuais. E acredito que como futuros profissionais de comunicação devemos analisar um pouco de tudo pois não há nada tão ruim ou tão bom que não nos traga um aprendizado.

    ResponderExcluir