sexta-feira, 24 de julho de 2009

Eu gosto mesmo é de falar!

Por Maira Manesco de Oliveira

Quem trabalha em empresas com certeza já ouviu falar na famosa Rádio Peão, aquele boca a boca feito pelos funcionários e que tira o sossego de qualquer um da Alta Administração, pois é, se fazemos isso dentro da empresa falando bem ou mal, fazemos muito mais no mundo fora dela, comentando sobre certos produtos com nossos amigos e familiares.

Só faltava uma coisa em meio essas dicas dadas por nós, o bom aproveitamento dela pelo setor de Marketing. Segundo uma pesquisa feita pela PQ Media o boca a boca é um dos segmentos que mais crescem, existe até uma Associação Internacional sobre o assunto, a Womma.

De acordo com a última Pesquisa de Consumidor da Nielsen Online, realizada duas vezes ao ano com 25.000 consumidores da Internet, em 50 países, sugestões de amigos e opiniões de consumidores expressas online são as formas mais confiáveis de propaganda global.

A pesquisa da Nielsen ainda mostra que 90% dos consumidores da Internet no mundo confiam nas sugestões de pessoas conhecidas, enquanto 70% confiam na opinião de consumidores expressas online ou nos sites das marcas. No Brasil cerca de 93% acreditam na opinião de conhecidos, 79% confiam nos sites das marcas e 60% nas sugestões de usuários da Web.

Mas, o que o Marketing descobriu é que se pode pagar alguém para, usando sua influência, falar bem de um produto ou serviço, divulgando-o seja através de meios analógicos ou digitais, já que a maioria dos consumidores acredita quase que piamente na opinião de outros consumidores.


Fonte:
http://linoresende.jor.br/ganhando-para-falar-bem/
http://www.ibope.com.br/calandraWeb/servlet/CalandraRedirect?temp=6&proj=PortalIBOPE&pub=T&nome=home_materia&db=caldb&docid=AF3F29AF7C17D0E8832575F40046DC72
http://www.adnews.com.br/tecnologia.php?id=91114

2 comentários:

  1. Texto muito bom, o one-to-one é com certeza uma das ferramentas mais poderosas do marketing. Hoje tudo é buzz e é preciso fazer multiplicar as vozes, e o melhor é que não é preciso muita grana, mas sim um bom planejamento e um produto/serviço em potencial.

    abraços,

    ResponderExcluir
  2. A Rádio peão anemizaria se as informações não parassem no gerente, conforme uma pesquisa realizado na você s/a de março/2009.

    Abraços,
    Belle

    ResponderExcluir