Por Caio Cesar Almeida Burato
O processo de comunicação em si ajuda a comunicação a existir e a sobreviver perante seus públicos estratégicos, colaboradores e outros. É por meio da comunicação que a organização consegue as informações que necessita e interage com o meio externo.
No caso da Comunicação Organizacional, que engloba todas as formas de comunicação utilizadas pela organização para se relacionar e interagir com as pessoas, funciona como um plano para harmonizar a comunicação externa com a interna e, também, para criar um clima motivador dentro de uma empresa. Outras funções também podem produzir comunicação para o mercado organizacional e criar valor no mercado consumidor através da veia institucional.
Entende-se por Comunicação Organizacional integrada a união de quatro vertentes da comunicação, sendo estas a comunicação administrativa (responsável por orientar, atualizar, ordenar e reordenar o fluxo das atividades funcionais), comunicação interna (tem por objetivo informar, integrar e motivar), comunicação mercadológica (tem por função reforçar a imagem de suas marcas, produtos e serviços, colocando-as de forma positiva no mercado) e comunicação institucional (que contribui para criar uma personalidade, uma identidade, uma imagem verdadeira e única para a organização).
Entendemos que a vida de uma empresa gira em torno de relacionamentos, e que tem por objetivo entender as expectativas e necessidades de seus públicos estratégicos e mais diversos colaboradores e claro, se desenvolver. No entanto, para que exista essa troca, essa reciprocidade entre a empresa e os públicos, é necessário efetividade e compreensão nesse relacionamento. Hoje, o grande desafio de uma organização é gerar relacionamentos efetivos e duradouros. Infelizmente, muitas empresas encontram-se presas em um paradigma mecanicista, no qual tratam a gestão do relacionamento como se fossem máquinas.
O processo de comunicação em si não pode ser generalista. É necessário destacar e entender que cada público possui uma necessidade específica e um meio específico para ser atingido. Focar a comunicação apenas como ferramenta que vende o produto ou serviço é pensar equivocadamente. Além disso, é necessário entendermos que o processo de comunicação possui diversas vertentes, assim como a comunicação organizacional que aplicam-se a situações específicas, mas precisamos entender que essas vertentes estão conectadas entre si para que a comunicação de mão dupla e as expectativas sejam correspondidas.
Caio é estudante do 3º semestre de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo.
Caio é estudante do 3º semestre de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo.
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