Por Isabela de Freitas Muniz
Podemos dizer que Comunicação Organizacional além de abranger todas as formas de comunicação utilizadas pela organização para se relacionar e interagir com seus públicos, tem como objetivo promover a conexão interna da missão, visão e valores da organização para maior visibilidade da mesma.
A comunicação ajuda na existência da organização, e foi a partir da metade da década de 90 que as organizações passam a se reconhecer parte do sistema comunicacional social, tendo que se integrar no processo de interlocução com os outros interlocutores (comunidade, concorrência, governo, fornecedor, cliente e acionistas), assim passando a planejar estratégias de interação com seus públicos. Segundo Francisco Gaudêncio* a Comunicação Organizacional passou por três momentos para o seu crescimento e desenvolvimento, o primeiro foi entre as décadas de 60 e 70 onde a comunicação organizacional da maior ênfase no produto dando pouca importância para o público interno e externo, a segunda acontece na década de 80 onde há ênfase na imagem da organização exigindo maior transparência por parte da mesma e de suas ações, e por fim a terceira acontece na década de 90 e vai até os dias de hoje onde a ênfase da Comunicação Organizacional tem um caráter estratégico na comunicação tanto com os públicos externos quanto com seus públicos internos, não deixando de lado a qualidade do produto e conquistando espaço no mercado.
Atualmente todas as transformações no ambiente social (política, cultura, economia e tecnologia) influenciam e representam um grande desafio para a Comunicação Organizacional. Um exemplo é a tão famosa Responsabilidade Social, a maioria das pessoas, hoje, querem saber se as organizações cumprem com as suas obrigações e seus deveres com a sociedade de forma ética e transparente e assim esse e outros pontos acabaram exigindo uma flexibilidade da organização devida às transformações, e também um investimento maior na área de comunicação com os seus públicos para que a organização consiga sobreviver no mercado.
Um resumo do panorama da Comunicação Organizacional no antes e no agora:
-Comunicação organizacional (antes)
Pouco/nenhum investimento na comunicação
Maior valorização com o público externo
Poucas concorrências.
- Comunicação organizacional (hoje)
Maior concorrência
Comunicação integrada
Valorização na comunicação com todos os públicos da organização
Visão estratégica.
A comunicação ajuda na existência da organização, e foi a partir da metade da década de 90 que as organizações passam a se reconhecer parte do sistema comunicacional social, tendo que se integrar no processo de interlocução com os outros interlocutores (comunidade, concorrência, governo, fornecedor, cliente e acionistas), assim passando a planejar estratégias de interação com seus públicos. Segundo Francisco Gaudêncio* a Comunicação Organizacional passou por três momentos para o seu crescimento e desenvolvimento, o primeiro foi entre as décadas de 60 e 70 onde a comunicação organizacional da maior ênfase no produto dando pouca importância para o público interno e externo, a segunda acontece na década de 80 onde há ênfase na imagem da organização exigindo maior transparência por parte da mesma e de suas ações, e por fim a terceira acontece na década de 90 e vai até os dias de hoje onde a ênfase da Comunicação Organizacional tem um caráter estratégico na comunicação tanto com os públicos externos quanto com seus públicos internos, não deixando de lado a qualidade do produto e conquistando espaço no mercado.
Atualmente todas as transformações no ambiente social (política, cultura, economia e tecnologia) influenciam e representam um grande desafio para a Comunicação Organizacional. Um exemplo é a tão famosa Responsabilidade Social, a maioria das pessoas, hoje, querem saber se as organizações cumprem com as suas obrigações e seus deveres com a sociedade de forma ética e transparente e assim esse e outros pontos acabaram exigindo uma flexibilidade da organização devida às transformações, e também um investimento maior na área de comunicação com os seus públicos para que a organização consiga sobreviver no mercado.
Um resumo do panorama da Comunicação Organizacional no antes e no agora:
-Comunicação organizacional (antes)
Pouco/nenhum investimento na comunicação
Maior valorização com o público externo
Poucas concorrências.
- Comunicação organizacional (hoje)
Maior concorrência
Comunicação integrada
Valorização na comunicação com todos os públicos da organização
Visão estratégica.
*Francisco Gaudêncio Torquato do Rêgo, professor titular da USP, livre-docente e doutor em Comunicação.
Referências Bibliográficas:
TORQUATO DO RÊGO, Francisco Gaudêncio. Tratando de comunicação organizacional e política. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
OLIVEIRA, Ivone de Lourdes e DE PAULA, Maira Aparecida. O que é comunicação estratégica nas organizações. São Paulo. Ed Paulus, 2008.
Referências Bibliográficas:
TORQUATO DO RÊGO, Francisco Gaudêncio. Tratando de comunicação organizacional e política. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
OLIVEIRA, Ivone de Lourdes e DE PAULA, Maira Aparecida. O que é comunicação estratégica nas organizações. São Paulo. Ed Paulus, 2008.
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