Por Caio Cesar Almeida Burato
Em aula, temos percebido uma grande dificuldade em diferenciar o que é Relações Públicas e Comunicação Organizacional. Diferentes abordagens e opiniões de autores, modelos teóricos, entre outros dificultam a unificação e a cristalização de um único conceito que envolveria o tema. Notamos, pelo livro "O que é Comunicação Estratégica nas Organizações?" que as autoras entendem que Relações Públicas é um campo dentro de Comunicação Organizacional, e que, ainda, estes campos estão dentro da Comunicação Social, que seria o grande detentor dessa vasta área do conhecimento.
Margarida Kunsch, por sua vez, parte do pressuposto da Comunicação Integrada (Comunicação administrativa, interna, mercadológica e institucional) para explicar o tema.
Mas, de fato, como obter um referencial teórico sólido para conseguirmos diferenciar e distinguir Relações Públicas de Comunicação Organizacional?
Para mim a resposta é simples. Nós, como alunos da graduação, precisamos utilizar todo o referencial teórico possível e existente para criarmos nossa própria concepção, e não apenas de Relações Públicos ou Comunicação Organizacional, mas também de todo o contexto que envolve a comunicação de uma forma geral. É importante destacar que o curso de graduação é generalista por natureza, e que tal especialização virá com a pós-graduação e com os outros cursos posteriores que podemos realizar. Não apenas nas aulas de Comunicação Organizacional, mas também nas aulas de Teorias de Relações Públicas (2º semestre) e de Relações Públicas Contemporâneas (semestre atual), notamos a grande variedade de literatura sobre Relações Públicas e sobre a Comunicação de uma forma geral, sem contar as outras disciplinas que envolvem direta e indiretamente a área, como sociologia, psicologia, entre outras.
Selecionei abaixo, um trecho extraído de um site de investigação sobre a comunicação:
"Acredita-se que os modelos, as teorias, as concepções e modalidades apresentadas materializam a preocupação dos autores em (re)dimensionar a Comunicação Organizacional, buscando evidenciar as suas inúmeras possibilidades de interpretação, o que implica necessariamente no entendimento do seu papel na e para a organização".
"De uma maneira geral as organizações tem pautado as suas ações comunicacionais utilizando-se do modelo tradicional de características informacionais, de transferência de informações. Tal opção de certa forma evidencia o desconhecimento do poder da comunicação como ferramenta estratégica. Cabe, portanto, ampliar as discussões sobre o tema, contribuindo para (re)posicionar a comunicação organizacional no espaço das organizações."
Devemos, portanto, como atuais alunos e futuros comunicadores sociais com habilitação em Relações Públicas, nos preocuparmos não apenas em assimilar o conteúdo dado em aula, mas também desenvolver um olhar crítico sobre as teorias, criando um modo de pensar próprio, único, já que muitos autores divergem em pontos de vista e também em abordagem prática.
Referências Bibliográficas:
Caio é estudante do 3º semestre de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo.
Caio gostei do seu blog! Também me interesso muito pelo poder da comunicação organizacional e, atualmente, direciono meus estudos para a importância estratégica desta atividade no ãmbito empresarial.
ResponderExcluirSe você tiver dicas ou indicações de textos e livros de importância pra leitura, desde já te agradeço.
[alexandramkt@gmail.com]
ResponderExcluirabraço!