sexta-feira, 17 de abril de 2009

Van Gogh e Comunicação Corporativa?

Por Joyce de Almeida Tomaz
 
Isso mesmo! O pintor holandês serviu de inspiração ao professor e comunicólogo Carlos Perante. Em um livro divertido, intitulado “Obrigado Van Gogh”, ele separa alguns artigos sobre comunicação e nos mostra situações que dão certo e errado no mundo corporativo.
Mas, por que esse título? A inspiração veio em suas viagens realizadas a Amsterdã, onde ele conseguiu ver Sol, na exposição do pintor. Segundo o autor, para ele significou ver uma “comunicação direta e precisa”.
O livro foi muito elogiado por profissionais da área de comunicação e responde a alguns questionamentos. Entre eles: “Onde é mais importante a comunicação estar? RH, Marketing ou Presidência?” A resposta do autor é simples: “Em qualquer um desses departamentos, desde que seja onde a comunicação tiver o poder de transformar.”
Cristina Mello, consultora e mestre em Comunicação Organizacional pela UMESP, elogiou a obra e chama a atenção de nós, profissionais de comunicação, para estarmos atentos a tudo que nos cerca. Muitas soluções de problemas surgem de forma criativa, assim como a do escritor para escrever essa obra.
Fica a dica de leitura para os profissionais, estudantes e admiradores da Comunicação Corporativa.

Título: Obrigado, Van Gogh
Autor: Carlos Parente
Editora: Peirópolis
Publicação: 2007
Informações sobre o autor: Carlos Parente é graduado em Administração pela UFBA – Universidade Federal da Bahia e MBA em Marketing pela FEA, USP – Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo. Atua na área de comunicação há mais de 20 anos em Marketing e Recursos Humanos.

Fonte:  
http://www.nosdacomunicacao.com/nos.asp
http://www.sinprorp.org.br/clipping/2007/167.htm

Joyce, 25 anos, é estudante do 3º semestre de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo. Estagiária na área de Marketing do Frigorífico Marba.

2 comentários: