Por Caroline de Oliveira Araújo
Você chega na empresa, logo cedo, porque receberá um futuro cliente em seu escritório. Logo na entrada, depara-se com uma equipe de manutenção que irá limpar toda a fachada. Para completar, você escuta o barulho do aspirador na sala de reuniões, afinal, hoje é dia de faxina. Tudo isso aconteceu por quê? (ADMINISTRADORES)
O exemplo acima pode parecer exagerado, mas serve para ilustrar como um pequeno descuido na comunicação pode afetar todo o dia de uma empresa. Imagine que esta reunião foi agendada há um certo tempo e se trata de um importante passo para a organização mas que ninguém foi informado sobre a importância da mesma, então, de quem é a culpa?
O ambiente da pequena e média empresa facilita a integração entre os funcionários, pois as barreiras são menores, mas é preciso usar essa característica como vantagem, saber integrar o "time" para que todos estejam em sintonia com o funcionamento e as metas da empresa.
No caso do exemplo acima, seria importante que toda equipe estivesse ciente da reunião. A assistente responsável pela equipe de limpeza poderia ter adiantado o dia da manutenção, ou até mesmo evitaria que algum funcionário se portasse de maneira indevida, contando piadas, falando bobagens em alto e bom som, enquanto na sala ao lado você discute uma grande oportunidade com um cliente.
Pensar que o cliente não vai se importar com a agitação desnecessária é um erro, se considarmos a máxima de que a primeira impressão é a que fica, este descuido seria uma gafe do ponto de vista estratégico.
Uma pesquisa do SEBRAE aponta que apenas 0,03% das micro e pequenas empresas investem em Comunicação no Brasil. Isto revela que os empreendedores focam apenas em ter seu produto ou serviço nos meios de comunicação e investem somente em publicidade, ignorando, por desconhecimento ou por não acreditar no retorno, as oportunidades que a comunicação organizacional pode trazer.
A razão da comunicação interna nas pequenas organizações é justamente integrar os funcionários, fazer com que estes entendam o seu papel e se sintam parte ativa da organização, é fundamental para aumentar o nível de dedicação e empenho, e este retorno tem impacto direto na vitalidade da organização, sendo até mais valioso do que ter alguns produtos nos classificados.
É preciso mais do que inovar, é preciso saber se comunicar...
Nenhum comentário:
Postar um comentário