sexta-feira, 8 de maio de 2009

Comunicação Interna nas pequenas empresas

Por Caroline de Oliveira Araújo
Você chega na empresa, logo cedo, porque receberá um futuro cliente em seu escritório. Logo na entrada, depara-se com uma equipe de manutenção que irá limpar toda a fachada. Para completar, você escuta o barulho do aspirador na sala de reuniões, afinal, hoje é dia de faxina. Tudo isso aconteceu por quê? (ADMINISTRADORES)
O exemplo acima pode parecer exagerado, mas serve para ilustrar como um pequeno descuido na comunicação pode afetar todo o dia de uma empresa. Imagine que esta reunião foi agendada há um certo tempo e se trata de um importante passo para a organização mas que ninguém foi informado sobre a importância da mesma, então, de quem é a culpa?
O ambiente da pequena e média empresa facilita a integração entre os funcionários, pois as barreiras são menores, mas é preciso usar essa característica como vantagem, saber integrar o "time" para que todos estejam em sintonia com o funcionamento e as metas da empresa.
No caso do exemplo acima, seria importante que toda equipe estivesse ciente da reunião. A assistente responsável pela equipe de limpeza poderia ter adiantado o dia da manutenção, ou até mesmo evitaria que algum funcionário se portasse de maneira indevida, contando piadas, falando bobagens em alto e bom som, enquanto na sala ao lado você discute uma grande oportunidade com um cliente.
Pensar que o cliente não vai se importar com a agitação desnecessária é um erro, se considarmos a máxima de que a primeira impressão é a que fica, este descuido seria uma gafe do ponto de vista estratégico.
Uma pesquisa do SEBRAE aponta que apenas 0,03% das micro e pequenas empresas investem em Comunicação no Brasil. Isto revela que os empreendedores focam apenas em ter seu produto ou serviço nos meios de comunicação e investem somente em publicidade, ignorando, por desconhecimento ou por não acreditar no retorno, as oportunidades que a comunicação organizacional pode trazer.
A razão da comunicação interna nas pequenas organizações é justamente integrar os funcionários, fazer com que estes entendam o seu papel e se sintam parte ativa da organização, é fundamental para aumentar o nível de dedicação e empenho, e este retorno tem impacto direto na vitalidade da organização, sendo até mais valioso do que ter alguns produtos nos classificados.
É preciso mais do que inovar, é preciso saber se comunicar...


Caroline, 19 anos, é formada em WebDesign pela ETEC Ribeirão Pires e estudante do 3º semestre de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente trabalha como WebDesigner em uma pequena empresa do setor gráfico.

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