quinta-feira, 14 de maio de 2009

O Mix do Mix de Comunicação

Por Caroline de Oliveira Araújo

O Mix de Comunicação Integrada é representado pelas áreas de Comunicação Institucional, Comunicação Interna, Comunicação Administrativa e Comunicação Mercadológica. explicando de forma rápida:

Comunicação Institucional é a área responsável por apresentar a organização, divulgar seus valores, políticas, filosofias e atuação, se mostranto de maneira clara, objetiva, focando em estabelecer credibilidade e simpatia junto aos stakeholders. É responsável por definir a identidade da organização e conta com um mix próprio envolvendo as Relações Públicas, Jornalismo Empresarial, Marketing Cultural, Marketing Social, Assessoria de Imprensa, Publicidade Institucional, Imagem Corporativa e Editoração Multimídia.

Comunicação Interna é a área responsável por ações voltadas para o entendimento e interação entre funcionários e organização, com esforços voltados para que os funcionários recebam informações relevantes sobre a organização e possam expor opiniões e sugestões para melhorar tal relação, instigando a participação de seu público interno como parte de uma equipe com objetivos comuns.

Comunicação Administrativa é a transmissão de informações que têm relação com a execução de tarefas essenciais para a organização, informações em prol da oraganização na rotina de suas atividades, de caráter puramente administrativos, como horários, datas de manutenções, etc. Integam a comunicação administrativa o processo comunicativo, fluxos informativos, redes informais e formais, barreiras e mídias internas.

Comunicação Mercadológica é a área responsável pela comunicação voltada para fins mercadológicos, como apresentar os produtos ou serviços de uma organização, esta área atua ligada ao Marketing. Dentro do Mix de Comunicação Mercadológica temos: publicidade, promoção de vendas, feiras e exposições, marketing direto, merchandising e venda pessoal.

Abaixo temos a imagem criada por Margarida Kunsch que ilustra a Comunicação Integrada:

As áreas representantes nessa figura são inerentes às organizações, o que merece atenção é a integração entre esse mix, formando de fato a Comunicação Integrada, muitas empresas se focam somente na área mercadológica e de marketing, ou então não promovem ações conjuntas, apenas ações isoladas que não têm o mesmo impacto de estratégias de Comunicação Organizacional pensadas em cima da Comunicação Integrada.
No artigo "Comunicação Integrada para pequenas empresas existe?", Karla aborda esta questão em relação as dificuldades das pequenas empresas, para conferir o artigo clique aqui!

Fontes:
KUNSCH, M.M.K. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. S.Paulo, Summus, 1986.  

Karla Ehrenberg: http://www.comunicacaoempresarial.com.br/rev_comunica5KarlaEhrenberg.htm

Caroline, 19 anos, é formada em WebDesign pela ETEC Ribeirão Pires e estudante do 3º semestre de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente trabalha como WebDesigner em uma pequena empresa do setor gráfico.

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