Por Maira Manesco de Oliveira
SIM!
Quem acredita que os Relações Públicas só podem trabalhar em grandes organizações está muito enganado. O profissional tem um leque enorme de ramos a seguir: música, teatro, moda e por que não esportes?
O que complica um pouco é que, normalmente, para trabalhar nessas áreas é preciso criar sua própria agência de Comunicação, ou fazer parte de uma.
No Brasil, diferente do exterior, a Consultoria Esportiva ainda está criando seu caminho, que vai além de conseguir patrocínios.
Nos esportes, assim como nas organizações, os Relações Públicas cumprem as mesmas funções, ou seja, gerenciam a imagem e a carreira dos atletas, mapeiam os públicos, fazem assessoria de imprensa, gerenciam os projetos e apresentam planos de mídia, além de intermediar as relações dos clubes com os atletas, (futuros)patrocinadores e clubes, atletas e patrocinadores pessoais.
Muitos atletas possuem seus próprios Relações Públicas, um bom exemplo é Ronaldinho Gaúcho, que faz de sua irmã Deise a Relações Públicas, e ainda não teve sua imagem mal vista pelo público. Já outros ainda não se tocaram da importância, é o caso do Ronaldo (atual Corinthians) que muitas vezes teve sua imagem exposta negativamente na mídia e não soube como contornar a situação. Isso nos mostra que do mesmo modo que há organizações que não sabem o verdadeiro valor do profissional de Relações Públicas, algumas pessoas também não sabem.
Quem acredita que os Relações Públicas só podem trabalhar em grandes organizações está muito enganado. O profissional tem um leque enorme de ramos a seguir: música, teatro, moda e por que não esportes?
O que complica um pouco é que, normalmente, para trabalhar nessas áreas é preciso criar sua própria agência de Comunicação, ou fazer parte de uma.
No Brasil, diferente do exterior, a Consultoria Esportiva ainda está criando seu caminho, que vai além de conseguir patrocínios.
Nos esportes, assim como nas organizações, os Relações Públicas cumprem as mesmas funções, ou seja, gerenciam a imagem e a carreira dos atletas, mapeiam os públicos, fazem assessoria de imprensa, gerenciam os projetos e apresentam planos de mídia, além de intermediar as relações dos clubes com os atletas, (futuros)patrocinadores e clubes, atletas e patrocinadores pessoais.
Muitos atletas possuem seus próprios Relações Públicas, um bom exemplo é Ronaldinho Gaúcho, que faz de sua irmã Deise a Relações Públicas, e ainda não teve sua imagem mal vista pelo público. Já outros ainda não se tocaram da importância, é o caso do Ronaldo (atual Corinthians) que muitas vezes teve sua imagem exposta negativamente na mídia e não soube como contornar a situação. Isso nos mostra que do mesmo modo que há organizações que não sabem o verdadeiro valor do profissional de Relações Públicas, algumas pessoas também não sabem.
Bruno Bertozo, dono de uma Agência de Comunicação Esportiva, comenta que “independente da área de atuação, é fundamental você conhecer muito, sobre o ramo que irá atuar, para isso acontecer, acredito ser fundamental atuar no que realmente ama e lutar contra todas as dificuldades.”
Fonte
Relações Públicas e Esporte uma combinação que dá certo. RPCom. Ano IX, n. 56, março 2008. p. 3
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