sexta-feira, 15 de maio de 2009

O que é Identidade Corporativa?

Por Isabela de Freitas Muniz

Identidade Corporativa nada mais é do que o conjunto de valores e crenças que diferenciam uma organização das outras que existem no mercado, em outras palavras podemos dizer que é a personalidade da organização. Além disso, a Identidade Corporativa inclui um conjunto de imagem, logotipo, símbolo e cores que são veiculados junto à imagem da instituição formando sua marca.

Podemos dizer que a identidade corporativa depende de quatro fatores básicos, são eles:
  • Comunicação corporativa: todas as formas de comunicação utilizadas pela empresa no relacionamento com seus públicos de interesse;
  • Identidade visual: pode-se dizer que é o conjunto de imagens e símbolos, que servem para traduzir de forma gráfica algumas características da empresa;
  • Comportamento corporativo: todas as ações desenvolvidas pela organização com o foco no relacionamento com o mercado;
  • Cultura organizacional: os valores e princípios estabelecidos e seguidos pela organização.
Conclui-se que a Identidade Corporativa é um dos maiores patrimônios que uma empresa pode ter, pois, depois de fixada na mente dos públicos toda vez que a “marca” da organização for mencionada ou vista será associada à instituição e suas ações. Assim o uso da Identidade Corporativa de forma homogênea gera credibilidade e segurança ao produto ou serviço que a organização oferece, construindo pouco a pouco um patrimônio intangível e essencial para qualquer organização.

Isabela, 18 anos, é estudante do 3º semestre de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo.

9 comentários:

  1. Do que é composto o manual de identidade corporativa ?

    ResponderExcluir
  2. O manual de identidade corporativa apresenta todas (ou ao menos a maioria) as soluções de comunicação visual previstas para a formação da imagem da empresa, tais como a marca e logotipo, como replicá-los, a papelaria (cartão visitas, papel para documentos, envelopes, etc), aplicação da logo em carros, sinalização interna e externa, mídias alternativas, assinaturas em peças de comunicação interna e externa, dentre outras.

    Para tentar compreender melhor, imagine uma definição de um estilista pessoal, que monta uma programação de combinações de roupas para o cliente mostrando o que "cai bem" para ele, que vai contribuir para melhorar sua imagem. Apesar de toda a "casca" coberta pela roupa boa, se a personalidade dele for "brega", digamos assim, não há roupa que fique bem.
    Assim é o manual de identidade corporativa para uma empresa. Se ela não tiver uma imagem bem definida, principalmente para seus diversos públicos-alvo, nada adiantará!
    Espero ter colaborado.

    ResponderExcluir
  3. Como Assim conceito identidade corporativa e imagem corporativa

    ResponderExcluir