quarta-feira, 15 de abril de 2009

Comunicação nas Pequenas Empresas

Por Caroline de Oliveira Araújo
 
Que a comunicação é inerente para toda organização é algo sabido para qualquer profissional de comunicação, tem sua importância reconhecida por grandes empresas, na maioria multinacionais, que entendem a necessidade de ter um departamento de comunicação bem estruturado funcionando em benefício da organização, mas e as pequenas e médias empresas? Estas acreditam que seu orçamento não permite a implantação de estratégias comunicacionais ou que por serem empresas com poucos funcionários as informações podem ser difundidas sem que hajam ruídos ou más interpretações.
Ainda que hoje seja retratada em cases de grandes empresas, a Comunicação Organizacional levou tempo para ser entendida como ferramenta estratégica, o que reflete na resistência das pequenas empresas em pensar e investir em Comunicação Organizacional.
É importante saber mostrar os benefícios da comunicação e como as estratégias devem fazer parte de qualquer organização, independente do tamanho da mesma, e principalmente, mostrar aos profissionais como funciona a comunicação dentro dessas pequenas empresas, uma vez que sempre se estudam os cases de grandes empresas e se fala de comunicação unificada para multinacionais, mas nunca de comunicação integrada para pequenas empresas.
Aqui no MakeCom você poderá ver em posts futuros uma abordagem mais estruturada com ações focadas em pequenas empresas e a ligação com o sucesso da organização, e muitas ações não demandam de grandes orçamentos, apenas de um bom planejamento e comprometimento por parte dos profissionais envolvidos.

Fontes:
http://www.wbibrasil.com.br/artigo.php?id_artigo=14
http://www.fcdlscnoticias.cdl-sc.org.br/artigo/pequenas-empresas-tamb%C3%A9m-devem-ter-sua-comunica%C3%A7%C3%A3o


Caroline, 19 anos, é formada em WebDesign pela ETEC Ribeirão Pires e estudante do 3º semestre de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente trabalha como WebDesigner em uma pequena empresa do setor gráfico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário