segunda-feira, 20 de abril de 2009

Uma comunicação eficaz gera satisfação

Por Juliana Ferreira de Sousa

O papel da Comunicação Organizacional é estabelecer um diálogo entre a organização e o funcionário, tanto no âmbito interno quanto externo, mas a comunicação vai muito mais além, já que o processo comunicacional é considerado essencial para o cumprimento das funções administrativas. Segundo pesquisa realizada em uma unidade da Arcelor Brasil (Belgo, Juíz de Fora), com o objetivo de avaliar o processo de comunicação interna como um recurso estratégico, foram avaliadas três variáveis, uma delas mediu o nível de comunicação com o empregado, e chegou-se a seguinte conclusão: quanto mais fortemente os empregados estão identificados com a sua organização, mais eles vão mostrar uma atitude positiva. Quando existe comunicação com o empregado, existe a satisfação com a comunicação com o superior, com a integração organizacional, existe a perspectiva organizacional e finalmente a satisfação com o feedback pessoal.
Para entender como se dá à identificação dos empregados com a organização é necessário entender a identidade corporativa. Para Riel (1995), a organização que possui identidade corporativa forte aumenta a motivação de seus empregados e inspira confiança em seus diversos stakeholders, ou seja, identidade corporativa é a auto-representação da organização, que consiste nas informações que a organização oferece a seu respeito por meio de seu comportamento.
Com essa pesquisa podemos concluir que para uma organização manter um relacionamento satisfatório com seus públicos internos (funcionários) é necessário uma comunicação objetiva e transparente de forma que todos possam participar das tomadas de decisões, sem o processo comunicacional não existe satisfação, e sem satisfação não existe qualidade no produto final. 

Fonte:
Estudos de Jornalismo e Relações Públicas
Dezembro de 2006, ano 4, n° 8 - Página 21, ed Metodista
Matéria: O papel estratégico das Relações Públicas nas decisões organizacionais
Por Ana Luísa de Castro Almeida, Janete Lara de Oliveira Bertucci, Jussara Sant'Anna Belo.

Juliana, 20 anos, é estudante do 3º semestre de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo e trabalha em uma empresa de Call Center.

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