quinta-feira, 30 de abril de 2009

Modelos e Teorias envolvendo a Comunicação Organizacional

Por Caio Cesar Almeida Burato

Em aula, temos percebido uma grande dificuldade em diferenciar o que é Relações Públicas e Comunicação Organizacional. Diferentes abordagens e opiniões de autores, modelos teóricos, entre outros dificultam a unificação e a cristalização de um único conceito que envolveria o tema. Notamos, pelo livro "O que é Comunicação Estratégica nas Organizações?" que as autoras entendem que Relações Públicas é um campo dentro de Comunicação Organizacional, e que, ainda, estes campos estão dentro da Comunicação Social, que seria o grande detentor dessa vasta área do conhecimento.
Margarida Kunsch, por sua vez, parte do pressuposto da Comunicação Integrada (Comunicação administrativa, interna, mercadológica e institucional) para explicar o tema.
Mas, de fato, como obter um referencial teórico sólido para conseguirmos diferenciar e distinguir Relações Públicas de Comunicação Organizacional?
Para mim a resposta é simples. Nós, como alunos da graduação, precisamos utilizar todo o referencial teórico possível e existente para criarmos nossa própria concepção, e não apenas de Relações Públicos ou Comunicação Organizacional, mas também de todo o contexto que envolve a comunicação de uma forma geral. É importante destacar que o curso de graduação é generalista por natureza, e que tal especialização virá com a pós-graduação e com os outros cursos posteriores que podemos realizar. Não apenas nas aulas de Comunicação Organizacional, mas também nas aulas de Teorias de Relações Públicas (2º semestre) e de Relações Públicas Contemporâneas (semestre atual), notamos a grande variedade de literatura sobre Relações Públicas e sobre a Comunicação de uma forma geral, sem contar as outras disciplinas que envolvem direta e indiretamente a área, como sociologia, psicologia, entre outras.
Selecionei abaixo, um trecho extraído de um site de investigação sobre a comunicação:
"Acredita-se que os modelos, as teorias, as concepções e modalidades apresentadas materializam a preocupação dos autores em (re)dimensionar a Comunicação Organizacional, buscando evidenciar as suas inúmeras possibilidades de interpretação, o que implica necessariamente no entendimento do seu papel na e para a organização".
"De uma maneira geral as organizações tem pautado as suas ações comunicacionais utilizando-se do modelo tradicional de características informacionais, de transferência de informações. Tal opção de certa forma evidencia o desconhecimento do poder da comunicação como ferramenta estratégica. Cabe, portanto, ampliar as discussões sobre o tema, contribuindo para (re)posicionar a comunicação organizacional no espaço das organizações."
Devemos, portanto, como atuais alunos e futuros comunicadores sociais com habilitação em Relações Públicas, nos preocuparmos não apenas em assimilar o conteúdo dado em aula, mas também desenvolver um olhar crítico sobre as teorias, criando um modo de pensar próprio, único, já que muitos autores divergem em pontos de vista e também em abordagem prática.


Referências Bibliográficas:


Caio é estudante do 3º semestre de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo.

2 comentários:

  1. Caio gostei do seu blog! Também me interesso muito pelo poder da comunicação organizacional e, atualmente, direciono meus estudos para a importância estratégica desta atividade no ãmbito empresarial.
    Se você tiver dicas ou indicações de textos e livros de importância pra leitura, desde já te agradeço.

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