quinta-feira, 4 de junho de 2009

E-commerce!

Por Isabela de Freitas Muniz

O comércio eletrônico ou se preferir o e-commerce, é um ramo de atividade econômica que visa à transição comercial de eletrônicos via Internet. Para entender melhor, o e-commerce surgi em meados dos anos 90, um tempo depois do surgimento da Web, mas é só em 1995 que o comercio on-line “vem” para o Brasil. No início, essa transação era realizada apenas com produtos como CD’s e livros, mas com o avanço da tecnologia surgem novas tendências para a comercialização on-line. O e-commerce existe em diversas modalidades de negócios, entre elas temos: B2B (Business-to-Business), B2C (Business-to-Consumer) e G2B (Government-to-Business). Hoje o e-commerce atua como um canal complementar às estratégias de Mix de Marketing das organizações.

O e-commerce vem crescendo cada vez mais nos últimos oito anos, o número de internautas também, e quanto mais pessoas on-line mais o número de vendas pela Internet. Só para você ter uma noção, no primeiro semestre de 2008 foram efetuados 11 milhões de pedidos, e esse número só tende a crescer. Veja no gráfico a baixo o crescimento do mercado de 2001 á 2007:


Para finalizar a Ciashop, uma das pioneiras no mercado on-line, disponibilizou uma lista de fatores que favorecem o crescimento do e-commerce.
Fatores que favorecem o crescimento deste mercado:
-Facilidade de acesso à internet
-Preços de produtos mais acessíveis
-Pesquisa por produtos fácil e rápida
-Funcionamento 24 horas por dia
-Economia favorável
-Velocidade nas transações
-Menor custo que uma loja física
-Venda direta (sem distribuidor)
-Incentivos fiscais em alguns estados
-Menor risco de inadimplência
-Visibilidade da marca a nível mundial
-Serviços personalizados

Site da Ciashop: www.ciashop.com.br

Isabela, 18 anos, é estudante do 3º semestre de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo.

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