quinta-feira, 11 de junho de 2009

A importância da competência, transparência e ética

Por Caio Cesar Almeida Burato
 
Iniciando então, a nova fase do MakeCom, inicio os posts com um assunto muito importante, principalmente para profissionais de comunicação, habituados a lidar com diversos meios de comunicação e ferramentas para entrar em contato com os colaboradores.
Você sabe o que é, de fato, plágio?
Plágio significa copiar, imitar (obra alheia), apresentar como seu o trabalho intelectual de outra pessoa. Reproduzir apenas partes de um texto, sem citar sua fonte é plágio.
Se houver citação, porém incompleta, representa apenas uma irregularidade, um descumprimento das normas de citações e referências bibliograficas. A Lei de Direitos Autorais 9.610/98 estabelece que reproduzir integralmente um texto, mesmo indicando a fonte, mas sem
a autorização do autor, pode constituir crime de violação de direitos autorais.
Sem a necessidade de mencionar nomes ou o fato em si, algo inesperado e bastante infeliz aconteceu durante esse semestre. Sem saber ainda se haverá consequências (espero que sim), gostaria apenas de reforçar o quanto ruim é a prática do plágio. Primeiro porque a pessoa em si, apenas reproduz algo que outra pessoa fez, ou seja, renega completamente o papel de comunicador com consciência e atitude crítica, e, além disso, utiliza o pensamento de outra pessoa como se fosse seu, o que não é apenas triste mas também um crime. Vale ressaltar que não adianta depois de semanas colocar a citação ou a fonte abaixo do texto, agindo como se apenas tivesse esquecido, esta deve ser feita quando o texto for publicado.
Espero realmente que esse tipo de "acidente" não aconteça mais, pois é algo completamente desnecessário e infeliz.
Termino esse post com dois parágrafos de Gabriel Perissé, que diz:
"Originalidade é o que se faz novo aos nossos olhos, com novas coerências, novo atrativo. Uma pessoa original é aquela que está sempre nos surpreendendo pelo fato de ser uma pessoa. Uma pessoa original é aquela que traz a marca da evolução contínua, da insatisfação consigo mesma, e da busca de maneiras novas de dizer o que todos já sabiam. Mas o paradoxal nessa história toda (e até o absurdo, à primeira vista) é que a arte de ser original, e, concretamente, de escrever de maneira original, consiste na capacidade de repetir o que alguém já disse, de renovar o que alguém já pensou, já expressou, e fazê-lo de uma forma reconhecidamente inédita."
Viu? Não é tão difícil fazer uma menção à algo já escrito anteriormente. (Fica a dica!)
Para quem esperava um assunto mais interessante e menos básico, respondo que meu próximo post já será sobre um assunto bem legal. Peço desculpas a todos pelo desabafo.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário