sábado, 6 de junho de 2009

Endomarketing e Comunicação Interna

Por Joyce de Almeida Tomaz

Comunicação Interna é o setor da empresa responsável pela interação da empresa com seus funcionários. Cuida de treinamentos, qualificar seus profissionais, motiva-los. Essas ações servem para criar um relacionamento com a organização e consequentemente melhorar o desempenho da equipe.

Em muitos casos, é responsabilidade do departamento de Recursos Humanos, mas estudiosos (e eu concordo) repetem que a Comunicação Interna é responsabilidade de toda a organização.

Endomarketing são ações de Marketing voltadas para a satisfação do público interno. É uma ferramenta de ligação entre clientes, produto e o funcionário. O objetivo é tornar o público interno consumidor de seus produtos.

Muitos confundem os dois conceitos, justamente por lidar com o mesmo público: o interno.

Comunicação Interna pode utilizar recursos de Endomarketing para atingir seus objetivos, visto que o resultado final esperado é a satisfação do consumidor.

Eu fiz comentários sobre o esclarecimento dos conceitos, que muitos confundem, mas é muito importante frisar a importância das duas áreas no meio corporativo.

Já sabemos que as pessoas são a base de uma organização e que se não existir um elo, uma cumplicidade entre elas e a empresa, o resultado nunca será satisfatório.

Eu gosto muito do assunto, escolhi a profissão de Relações Públicas por isso e quero me especializar nessa área. Acredito que devemos investir muito em talentos. Os profissionais precisam compreender o sentido daquilo que estão envolvidos. Em todas as áreas, não importa o cargo desempenhado.

Além disso, funcionários são por excelência os primeiros porta-vozes da empresa, se eles falarem bem da organização que trabalham e de forma espontânea, será uma propaganda que vai ter uma grande influência em outros grupos.

Por isso, a Comunicação Interna e o Endomarketing são diferentes, mas se realizados de forma eficiente atingem um mesmo resultado: a satisfação de um dos mais valiosos bens que uma organização tem, seus colaboradores.

Joyce, 25 anos, é estudante do 3º semestre de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo. Estagiária na área de Marketing do Frigorífico Marba.

Um comentário:

  1. Muito bom o texto Joyce, e ótimo tema.

    Realmente, muitas pessoas confudem os dois conceitos por tratar do mesmo público (interno). Mas claramente são diferentes.

    Acredito, assim como você, que quando as ações de endomarketing e comunicação interna são bem realizadas, o processo comunicativo e a propaganda da organização serão melhor direcionados, atingindo talvez, um público diferenciado.

    Gostei bastante.

    Beijos, Caio.

    ResponderExcluir