terça-feira, 2 de junho de 2009

Os benefícios dos Eventos para a Comunicação Institucional

Por Camila de Oliveira Siqueira

Uma estratégia muito utilizada pela área de comunicação são os eventos, esses são essenciais para uma organização que quer uma ligação direta com seus públicos, a primeira empresa usar sua marca em um evento foi o Free Jazz em 1985, depois disso, foi em 2003 que mais organizações começaram a usar dessa estratégia.
Falarei agora sobre os 3 tipos de eventos mais utilizados e seus benefícios:

Eventos com foco na interação com o consumidor: Eventos como Tim Festival, Coca Cola Zone, Nokia Trends, Skol Beats, Skol Rock, Itaipava Festival , que são voltados para os consumidores, geram um grande retorno para a organização, nesses casos citados que tem um público consumidor em sua maioria jovem, garantem as empresas, a oportunidade de fidelizar esse tipo de público que geralmente é muito difícil de ser fidelizado, pois são muito abertos à mudanças de opiniões e novas experiências, também é gerado a oportunidade de conhecer e observar de perto as preferências e retornos do consumidor, pois o mesmo interage diretamente com a organização.

Eventos com foco em interação com a comunidade: Esse tipo de evento que também é muito interessante ser utilizado pelas organizações, são eventos como o “ Portas abertas” ou outros eventos que aproximem a organização e a comunidade, com eles a organização tem a oportunidade de mostrar para a comunidade sua marca, história e trabalho, assim como suas ações positivas que trazem benefícios a ela, nesse tipo de evento a organização também tem a oportunidade de analisar quais são as expectativas que a comunidade tem em relação a organização, podendo assim melhorar continuamente seu trabalho de integração com esse público.

Eventos com foco na interação com o público interno: Esse tipo de evento é feito na maioria das vezes em datas comemorativas sendo elas da organização ou não, com ele a organização pode interagir mais com os funcionários, acionistas e etc, geralmente em um âmbito mais descontraído, mostrando assim para os públicos internos que a organização não tem somente interesse no trabalho prestado pelo funcionário e sim no seu bem estar como um todo.

Como podemos observar que os eventos trazem muitos benefícios para a organização que sabe utilizar bem esse método, para garantir que esse tipo de estratégia seja bem utilizada é uma boa solução colocar a responsabilidade dela nas mãos de um Relações Públicas, pois a maior atribuição a “nós”, profissionais dessa área, é a capacidade de planejamento, ponto esse que é fundamental para o bom desenvolvimento de um evento.

Camila, 19 anos, é estudante do 3º semestre de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo.

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