domingo, 7 de junho de 2009

E para finalizar...

Por Agência The Who Company

Pois é, esse é o último post do nosso blog acadêmico, snif snif.
Podemos resumir alguns de nossos pensamentos durante o blog assim:
  • quando a Profa. Cláudia passou o que deveria ser feito: 'Certeza que é o trabalho mais fácil que a gente já fez.'
  • o primeiro post: 'Nossa, que difícil, não tenho a menor ideia do que escrever.'
  • posts seguintes: 'Não quero parar com isso nunca mais, é muito bom poder escrever e conhecer mais sobre o que eu quiser.'
  • fim: 'Sem dúvida foi o trabalho mais gratificante de todos!'
E como todo trabalho acadêmico, este também tem suas conclusões finais, então vamos a elas.

"Como estudante de Relações Públicas, simplesmente apaixonado por escrever, amei fazer o blog. Ainda mais, escrevendo sobre comunicação. Meus posts foram muito bem recebidos, e também, muito divulgados (twitter, orkut, boca-a-boca), pois eu queria saber como as pessoas estavam recebendo e pensando sobre o que eu estava escrevendo. O resultado foi muito bom: Espontâneamente, pessoas acabaram encontrando o blog e comentando em meus posts, e fiquei muito feliz por cada um deles ter elogiado, pedido mais informações, etc. Encontrar temas interessantes não foi tão difícil, e o melhor foi conhecer mais a fundo assuntos que outras pessoas postavam e treinar minha visão e a profundidade do meu conhecimento com relação a um tema escolhido. De maneira geral, gostei realmente de fazer o blog e já temos planos de continuar a escrever (com menor periodicidade). Fiquei feliz e satisfeito por ver o resultado!

"Para mim o blog foi uma ótima experiência, com ele pude falar sobre meus temas preferidos e aprender mais sobre eles e também lendo os outros posts pude aprender mais sobre vários temas que não conhecia a fundo. A dificuldade que encontrei primeiramente foi de achar um tema interessante, logo depois a dificuldade passou a ser a de escrever sucintamente sobre temas quando havia tanto a se dito.”

"Eu achei que no começo ia ser um pé, pois pensei que seria difícil encontrar temas interessantes sem fazer meras reproduções, mas depois do primeiro post foi legal, serviu como um canal de estímulo para conhecer mais sobre a comunicação abordando temas que nós tinhamos curiosidade e que não era discutido em sala. No meu caso acho que a maior dificuldade foi querer usar o tema pequenas empresas nos posts pois há pouquíssimo material sobre isso na Internet então era dificil conseguir embasamento para o que eu queria discutir, mas isso apenas me deixou mais afim de pesquisar sobre isso para servir de referência para outras pessoas. Acho importante pois além da questão acadêmica é uma chance de sermos vistos como profissionais, como colabores de material sobre Comunicação Organicional. Sobre o reconhecimento, não divulguei meus posts então não tenho comentários quanto a isso, para mim o Rodrigo Cogo ter curtido, já é mais do que reconhecimento... Achei muito legal fazer e quero continuar."

"Confesso que logo no início eu não gostei muito da idéia do blog, mesmo porque eu já havia tentado fazer posts no meu blog, que hoje está abandonado, e não dava certo, pois os posts eram mais relacionados a minha vida. E comparando todos os trabalho que tivemos, eu pude perceber que esse trabalho foi um dos mais interessantes, pois você tem uma certa liberdade para escrever sobre assuntos atuais relacionados a nossa área. Bom, referente ao grupo, pelo menos para mim, esse trabalho foi bem tranquilo e nos saímos super bem, não houve conflitos e nem discussões sobre temas e posts feitos. Me surpreendeu o sucesso que o blog fez, e eu estou muito feliz, por mais um trabalho bem feito."

"O blog foi um dos trabalhos que eu mais gostei de fazer, pois pesquisamos muito sobre Comunicação Corporativa e ao escrever cada post, podemos usar uma linguagem jovem, o que nos deu mais liberdade para expor nossas idéias. Não acho que tive dificuldades, mas acho que esse trabalho exigiu muito cuidado, pois precisávamos pesquisar muito, sobre muitos assuntos diferentes e por estar disponível em rede, não podíamos escrever sem ter absoluta certeza das fontes. Aprendi muito sobre Comunicação Corporativa e isso só confirmou que escolhi a profissão certa. Muitas pessoas elogiaram o nosso blog e eu achei gratificante o resultado."

"Gostei de fazer o blog, foi um dos trabalhos que mais gostei de fazer e me envolvi mais! Preciso confessar que me senti muito quando o Rodrigo Cogo comentou o meu post, me senti uma super Relações Públicas! Foi importante, pois tive que ler mais e pesquisar mais sobre assuntos que antes não tinha muito interesse! Agora sei a importância que um blog tem e o quanto eu aprendi de novo!"

"Eu me supreendi muito com o resultado do blog, adorei fazer, amei falar de tudo o que eu queria. Quando li o primeiro comentário em menos de uma semana de blog, quase infartei e quando começamos a receber emails pedindo para falarmos disso ou daquilo, morri. :) Foi super interessante poder utilizar linguagem simples para falar de coisas que por vezes parece tão complicada. Estou muito empolgada com o blog e muito feliz por ter feito. E claro, quero muito continuar."


É isso, mas um trabalho excelente (pelo menos ao nosso ver) que chegou ao fim. Mas, continuaremos fazendo o MakeCom funcionar, não mais como um blog acadêmico, nem tão diariamente, continuaremos falando do que nos interessa e do que interessa a vocês também.
Até a próxima fase do MakeCom!

A Agência de Comunicação, The Who Company, é formada por sete alunos estudantes do 3º semestre de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo.

2 comentários:

  1. Bela decisão de vocês sobre continuar. Sempre me incomodou muito estes trabalhos acadêmicos que eram interrompidos independente de sua performance, envolvimento, pertinência. O que houve agora foi um exercício acadêmico para uma experienciação e para atribuição de uma nota, para agora vocês seguirem em frente rumo a novas disciplinas e trabalhos e desafios. Tudo ok. Mas a internet 2.0 tem muito mais de aprendizagem a lhes apresentar nesta continuidade. Estarei aqui, ao lado da equipe, meus colegas de profissão.

    ResponderExcluir
  2. Desde que esse trabalho começou eu acompanhei todos os posts, sempre, de todos os blogs e adorei o trabalho de vocês. Tbm achei muito legal a iniciativa de continuar, assim como algumas outra agências.
    Parabêns pelo blog de vocês e vou continuar lendo sempre...
    ^^

    Bjos,
    Bele

    ResponderExcluir