sábado, 13 de junho de 2009

Staff Care

Por Maira Manesco de Oliveira

Diante desse mundo globalizado ao qual fazemos parte, as organizações vem elevando os cuidados com os funcionários, pois motivá-los e agradá-los se tornou fundamental para o crescimento da organização. A comunicação vem desde mural, jornais e revistas impressos até a tão importante comunicação face a face, mas isso tudo não importa se a transparência não acontecer. O funcionário deve ser o primeiro a ser informado sobre qualquer mudança na empresa.

Essa comunicação com o público interno pode ser vista como uma estratégia, pois os funcionários motivados vão se sentir parte integrante da organização (como as empresas dizem: 'somos uma família'), fazendo além do seu trabalho específico, a boa divulgação da onde trabalham.

"Colaboradores bem informados se sentem mais motivados e comprometidos com o negócio." (Jean-François Hue apud Gleise de Castro)

Hoje, partindo do conceito de Comunicação Integrada, feito por Kunsh, a Comunicação Interna não pode ser vista separadamente do processo, já que se pede um equilibrío de comunicação com os stakeholders*.

Deve-se dar muito valor à cultura da empresa na hora de se fazer a Comunicação Interna, pois ela tem que ser entendida tanto pelo chão de fábrica quanto pela alta administração, de nada adianta fazer, por exemplo, uma revista em papel couchê que os subordinados mais baixos não acharam interessante, terão até 'medo' de sujar algo que está tão bonito, por isso na hora de se fazer a Comunicação Interna, temos que pensar em todos os detalhes e ter bom senso.

Para finalizar lembre-se sempre: "O sucesso de uma empresa depende da capacidade que as pessoas têm de se comunicar e relacionar internamente." (Luís Alcubierre apud Gleise de Castro)


*stakeholders: colaboradores, exemplo: funcionários, acionistas, consumidores.

Fonte:
Comunicação Corporativa. TIME MOTIVADO LEVANTA A TORCIDA. Outubro 2008. p. 48-50.

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