quarta-feira, 13 de maio de 2009

Case: Fusão entre Banco Itaú e Banco BankBoston

Por Camila de Oliveira Siqueira

Em maio de 2006 o Banco Itaú comprou o Banco BankBoston, Sonia Favaretto, superintendente de comunicação interna do banco comprador, acompanhou cada passo da negociação e da divulgação do assunto para todos os públicos envolvidos.
Vários fatores deveriam ser levados em consideração na hora de anunciar a transação, por exemplo, meses antes de ser comprado pelo Banco Itaú, o Banco BankBoston, estava com uma postura compradora no mercado, e as pesquisas internas indicavam quase 100% de satisfação em relação ao banco, tanto dos clientes como dos funcionários.
Com a compra do BankBoston, o Itaú tinha a intenção de manter tanto clientes como funcionários do BankBoston, garantindo assim um bom relacionamento com os públicos do banco, só que existia a dúvida de se um banco de varejo como o Itaú teria suporte para dominar as transações de um banco como o BankBoston.
Então para minimizar essa dúvida, começou a ser feito um enorme planejamento de comunicação, inicialmente foi convocado um comitê com executivos dos 2 bancos, e nesse comitê ficou definido que quem cuidaria da comunicação interna com os públicos do Banco BankBoston, era o próprio BankBoston, com esse ponto definido foi então formado outro comitê para tocar a formação das marcas, também foi aberta uma coordenação que iria orientar os 40 grupos de trabalho envolvidos com 15 processos-chaves para que tudo saísse com perfeição no processo de fusão.
Com todas essas áreas de comum acordo foi definido que quem deveria saber primeiro da notícia oficial da transação eram os funcionários, então os presidentes dos 2 bancos se reunirão com eles, e anunciaram a fusão antes de ir para a coletiva de imprensa.
Um ano depois da fusão foi feita uma pesquisa de satisfação com os clientes do banco, constando que em média 80% dos clientes se mostravam satisfeitos com a transação e os serviços do banco fundido.
Hoje o Banco Itaú conta com uma equipe de comunicação de 300 funcionários, divididas em Marketing e Negócios, Relações Institucionais e Comunicação Interna.
Esse case é um ótimo exemplo de uma fusão bem planejada e bem executada, trazendo melhoria e estabilidade para todos os envolvidos na transação, e mostrando também a necessidade de se planejar a comunicação da empresa em uma situação dessas.

Camila, 19 anos, é estudante do 3º semestre de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo.

Um comentário:

  1. Gostei do case.
    É interessante ressaltar que, a fusão foi tão bem planejada e elaborada, que nem sequer a informação sobre a intenção da fusão caiu no mercado.

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