terça-feira, 19 de maio de 2009

A Política na Comunicação Organizacional

Por Juliana Ferreira Sousa
 
O conceito mais famoso para definição de Política é o da obra Política de Aristóteles (384-322 a.C), onde passou a designar política como a arte ou ciência de governo, já para o filósofo Bertrand Russerll (1872-1970) é o “conjunto dos meios que permite alcançar os fins desejados”.

O que estou querendo dizer com isso?
Que muitos empresários não sabem o que significa uma política de comunicação pensam que basta saber princípios básicos para que a organização obtenha sucesso e traga resultados rápidos, mas é necessário saber mais que isso, é indispensável ter normas e princípios éticos e transparentes. É importantíssimo que seja elaborada uma política concisa de acordo com os valores, missão e visão, e que possa ser colocada em prática, que não fique apenas no papel.
Para Wilson da Costa Bueno a Política de Comunicação não é apenas uma intenção que se manifesta, mas um compromisso que se assume e ela não vigora apenas no discurso, mas pressupõe um trabalho sério, de construção coletiva.
Para ele tudo começa na alta administração e está sempre alicerçada em várias necessidades reais (aumentar a visibilidade da organização na mídia, melhorar o relacionamento com os públicos de interesse, consolidar a imagem ou reputação e, quase sempre, dar uma mexida profunda na comunicação interna, entre outros objetivos) e, obrigatoriamente, deve envolver os profissionais de comunicação, e todos da organização.
Para que uma organização possa ter efetivamente visibilidade, para que ela obtenha sucesso é indispensável que a comunicação seja estratégica, sem esse tipo de comunicação é impossível ter uma política de comunicação, ela deve ser construída de acordo com seus valores e princípios.

Fonte:

Juliana, 20 anos, é estudante do 3º semestre de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo e trabalha em Call Center.

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