terça-feira, 26 de maio de 2009

Sustentabilidade

Por Isabela de Freitas Muniz

Nunca se ouviu falar tanto em Sustentabilidade, é um tal de sustentabilidade social, sustentabilidade empresarial, sustentabilidade ambiental, que até podemos dizer que Sustentabilidade é a bola da vez, é a palavra da moda, pois ela está nas suas ações, nos seus discursos e até mesmo no seu banho.
Brincadeiras a parte, você saberia me definir Sustentabilidade? Afinal de contas o que é Sustentabilidade? Segundo alguns dicionários* o termo Sustentabilidade se define como qualidade de sustentável, e para se considerar sustentável é preciso levar em consideração três aspectos básicos: primeiro ser economicamente viável, segundo ser socialmente justo e por fim ser ambientalmente correto, esses três aspectos levam ao triângulo da sustentabilidade.
Para entender melhor, Sustentabilidade se resume na capacidade de explorar os recursos planetários, sendo eles naturais ou não, de maneira que o impacto sobre a biosfera e todos que dependem dela para existir seja o menor possível.

Na prática, funciona com pequenas ações do dia-a-dia, como não demorar no banho, reciclar o lixo e reutilizar a água da chuva para regar as plantas e até mesmo lavar o carro, sempre lembrando que até as ações mais simples, mesmo que executadas por um pequeno grupo de pessoas, ajudam a preservar os recursos naturais que nos restam.

Dica:
Mexendo na Internet achei um texto do arquiteto Mário Hermes Stanziona Viggiano, que dá mais dicas sobre como reutilizar recursos naturais como água da chuva e minimizar o desperdício dentro de casa, confira no site: www.casaautonoma.com.br/textos/sustentabilidadenapraticafinal.htm

*Dicionários consultados:
http://www.priberam.pt/DLPO/

http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=sustentabilidade

http://www.dicionarioweb.com.br/
 

Isabela, 18 anos, é estudante do 3º semestre de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário