terça-feira, 12 de maio de 2009

Metacompetência - Desenvolvimento integral do ser humano

Por Caio Cesar Almeida Burato
O que não muda é a tendência à mudança.
Baseado no livro de Eugênio Mussak chamado Metacompetência - Uma nova visão do trabalho e da realização pessoal, farei algumas considerações sobre o quanto é importante, principalmente para o profissional de comunicação, que é o nosso caso, manter-se atualizado sobre novas tendências e abordagens do cotidiano no mercado de trabalho.
Segundo Margot Cardoso, jornalista, "Conceitos incontornáveis para o homem contemporâneo são lucidamente desmistificados neste livro. Em um tom culto e acessível - que mistura filosofia, biologia, matemática e literatura -, o autor sinaliza os possíveis caminhos para a conquista da realização pessoal."
O prefixo "meta" deriva do grego, cuja melhor interpretação é "algo que transcende", "a mais". A pessoa metacompetente, portanto, é a que possui a capacidade de construir novos cenários, possui reflexão crítica sobre algum tema.
Sendo assim, acredito que para atingirmos nossas metas, objetivos e um pleno patamar com relação à realização pessoal e profissional, é necessário, antes de mais nada, aliarmos as competências profissionais (graduação, cursos, especializações, etc) com as competências e qualidades humanas (adaptação, capacidade de comunicar-se, flexibilidade, iniciativa, criação, atenção aos detalhes, entre outros).
A versatilidade do profissional de Relações Públicas e também o amplo campo de atuação do curso, sugere a necessidade de flexibilização dos profissionais. Por isso, hoje, devemos promover e nos preparar para mudanças cada vez mais rápidas, principalmente com o advento da tecnologia e as novas ferramentas de comunicação. Dessa forma, como diz Eugênio, "a inteligência pode tornar-se mais abrangente, a sensibilidade poderá se unir à intelectualidade, a flexibilidade acompanhar a especialização e o humanismo transformar-se na grande vantagem competitiva".

Informações sobre o livro:
Metacompetência - Uma nova visão do trabalho e da realização pessoal.
Eugênio Mussak.
Editora Gente - 9° edição.

Caio é estudante do 3º semestre de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo.

Um comentário:

  1. Meu nome é Patricia Lopes e curso Administração na FMU e estava procurando alguns textos sobre metacompetência e infelizmente não encontrei nenhum com uma abordagem simples e auto-explicativa como o seu.
    Interessante o blog!

    ResponderExcluir