segunda-feira, 4 de maio de 2009

Estrátegia de Relacionamento com a Comunidade

Por Camila de Oliveira Siqueira

Como havia postado anteriormente, participei do “III Congresso Brasileiro Cientifíco de Comunicação Organizacional e Relações Públicas” (ABRAPCORP), nos dias 28, 29 e 30 de abril, o Congresso foi extremamente proveitoso, e lá participei de uma oficina chamada “Estratégia de relacionamento com a comunidade" (ministrada por Silvana Nader), é sobre essa oficina que vou comentar hoje.
Nessa oficina foram abordados princípios básicos para aproximar a empresa da comunidade, para isso tivemos que aprender a diferença entre “Responsabilidade Social”, “Ação Filantrópica”, “Investimento Social” e “Marketing Relacionado a Causa”, falarei um pouco sobre cada uma dessas ações, que são essenciais para a aproximação da empresa com a comunidade:
  • Responsabilidade social, implica em a empresa se responsabilizar por sua atuação perante a sociedade, por exemplo, oferecer carteira assinada para todos os funcionários, verificar a procedência de toda a matéria prima usada pela organização, reciclar lixo interno e etc.
  • Ação filantrópica, são campanhas geralmente de arrecadação de doações que não geram envolvimento contínuo da empresa com a comunidade.
  • Investimento social, é a evolução da simples doação, é um repasse voluntario de recursos privados da empresa, para projetos sociais já desenvolvidos pela mesma.
  • Marketing relacionado a causa (MRC), são programas filantrópicos da empresa, porém com uma forte ação de Marketing, havendo divulgação da mesma via Internet, TV, rádio e etc. Exemplo: Mc Dia Feliz ou Câncer no Alvo da Moda.
Todas essas ações tem a sua importância, mas a principal e que traz maior retorno para um bom relacionamento da comunidade com a organização, é o Investimento Social, com essa ação bem planejada e bem executada podemos trazer a comunidade para mais perto da organização, nosso dever é ter um “pensamento sistêmico”, pensar em cada parte isolada não é certo, temos que pensar no sistema em geral.

Camila, 19 anos, é estudante do 3º semestre de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário