quinta-feira, 7 de maio de 2009

Os Desafios da Comunicação Organizacional

Por Joyce de Almeida Tomaz
 
Como estudantes de Comunicação, precisamos nos conscientizar que as mudanças que ocorrem na sociedade estão se tornando grandes desafios para nossa profissão.

Vivemos hoje a era da informação, por isso os clientes e consumidores tem acesso às informações de forma quase instantânea sobre qualquer fato, a qualquer hora, em qualquer lugar do mundo. Devemos nos manter informados sobre tudo o que ocorre, sobre tendências. Temos que nos familiarizar com todas as formas de comunicação, como os sites de redes sociais, novas tecnologias e utilizar essas preciosas ferramentas a nosso favor.

As empresas precisam ter Responsabilidade Social, isso está cada dia mais forte na mente das pessoas e nós precisamos mostrar aos nossos públicos, de forma honesta nossas ações.
No âmbito interno, me parece o maior desafio. Isso porque o mercado está cada vez mais competitivo, tanto para as empresas que precisam ter um lugar de destaque no mercado, quanto para os profissionais que buscam uma melhor colocação em suas carreiras. Com isso, as empresas precisam motivar os bons profissionais a se manter na empresa, mostrando o quanto ele é importante em todo processo, fazendo com que ele sinta orgulho de fazer parte da equipe e busque os mesmos objetivos propostos pela empresa.

Todos os processos e departamentos da empresa precisam estar bem alinhados para que o resultado final seja um produto ou serviço com o mais alto padrão de qualidade. Porque além da concorrência acirrada, temos ainda os órgãos de defesa do consumidor que estão cada vez mais em evidência e a imprensa sempre em busca de algo (positivo ou negativo) a publicar.

Isso são apenas alguns exemplos do cenário atual da necessidade de uma comunicação eficaz no âmbito empresarial. Algumas de nossas ações não são mensuráveis em valor, ou seja, as empresas não enxergam nosso trabalho como algo lucrativo. Por isso, além dos casos citados acima, ainda precisamos mostrar a todos, a importância do nosso trabalho. Talvez as empresas não calculem os lucros resultantes de uma boa Comunicação Organizacional, mas saberão exatamente o valor do prejuízo nos casos em que ela não ocorrer.

Joyce, 25 anos, é estudante do 3º semestre de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo. Estagiária na área de Marketing do Frigorífico Marba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário