quarta-feira, 27 de maio de 2009

A importância da Comunicação

Por Joyce de Almeida Tomaz
 
Essa semana tive um treinamento realizado pela empresa que faço estágio atualmente. O nome do treinamento era “A importância da Comunicação.” Estávamos em 10 estudantes na sala, o palestrante e a responsável pelos estagiários na empresa (uma representante do RH).

A turma era bem mista, tinha estudantes de Administração, Engenharia, Psicologia, Informática, Contabilidade, Química e eu, estudante de Comunicação.
Essa experiência foi muito valiosa para mim. Primeiro, porque demonstrou uma preocupação que a empresa tem em aperfeiçoar seus colaboradores, o que me deixou ainda mais motivada a estagiar lá. Segundo, e o que mais nos interessa nesse espaço: a importância que as empresas estão começando a dar para a comunicação.
Pelo o que eu ouvi do palestrante e dos meus colegas, pessoas que não estão no mesmo contexto que eu, ou seja, com uma visão diferente da comunicação, percebi que o mercado está passando por um momento de transição: as empresas já entenderam a importância da comunicação, porém ainda não estão sabendo utilizar essa habilidade no dia-a-dia, de forma estratégica, que traga excelentes resultados.
Então, as empresas exigem que seus profissionais tenham um perfil dinâmico, empreendedor, responsável, organizado, comprometido e comunicativo. Mas não sabem mostrar onde essa competência deve ser utilizada e de que maneira.
O instrutor do treinamento, que é formado em Administração e especialista em Gestão de Pessoas, focou o treinamento em atendimento ao cliente, na necessidade em nos comunicarmos com esse público. Porém, não disse nada em comunicação entre organização/funcionário, funcionários/pares, subordinados/superior imediato. Não mencionou a importância da relação interpessoal. Não que o atendimento ao cliente seja algo irrelevante, de forma alguma, mas a maioria dos profissionais na sala não se relaciona com esse público diretamente, ou o contato é mínimo, devido à suas funções. Ficou claro que é importante se comunicar, mas não o porquê.
A maior lição que eu tirei desse treinamento, é que esse é o momento que nós profissionais de comunicação, devemos aproveitar para, além de desenvolver ações estratégicas, devemos elaborar treinamentos para qualificar colaboradores, para desenvolver neles essa habilidade tão importante na Era da Informação, para que saibam utilizá-la de forma que tragam resultados a empresa e qualifiquem ainda mais o profissional, seja ele de qualquer área.

Joyce, 25 anos, é estudante do 3º semestre de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo. Estagiária na área de Marketing do Frigorífico Marba.

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